Páginas

domingo, 6 de setembro de 2009

Saúde. Esperança nos nossos cientistas

No estado em que o País se encontra, em plena crise de auto-estima generalizada, assumo como dever de bloguista, deitar mão a toda a notícia positiva e geradora de esperança e de confiança em valores nacionais, para a divulgar com a finalidade de levantar o moral dos portugueses, a sua auto-estima.

Hoje deparei com dois casos de grande interesse, para este propósito.

Jorge Pacheco, físico e professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, juntamente com uma equipa internacional olhou para as relações das células cancerígenas entre si e com as células dos tecidos em que estão inseridas que apresentam estreitas relações bioquímicas entre si, aplicando a teoria dos jogos na progressão de um tumor específico que afecta a medula do osso.

Essas células aparecem, crescem e multiplicam-se inseridas num tecido com diversos tipos celulares A equipa descobriu que o sucesso do combate deste cancro depende das relações intercelulares que são boicotadas pelos tratamentos médicos. O estudo foi publicado esta semana na revista "British Journal of Cancer". Para ler toda a notícia faça clique neste link.

A outra notícia refere uma mulher de 19 anos de Paredes que sofria de um tumor maligno que lhe roía a mandíbula inferior e que no hospital de Vila Nova de Gaia foi submetida a uma operação que durou 10 horas e em que a cirurgia reconstrutiva maxilofacial à custa de um pedaço do ilíaco para ali transplantado. São passados seis meses, a moça sente-se felicíssima e considera o cirurgião um herói. Há dez anos que Horácio Costa, médico especializado em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, tudo faz para que o serviço que fundou no Centro Hospitalar de Gaia tenha como função reconstruir vidas. Para ler toda a notícia faça clique neste link e neste.

Para conhecer a filosofia do Dr Horácio Costa e outra cirurgia reconstrutiva que teve um sucesso especial por se tratar de uma má formação congénita de um recém-nascido sem grandes esperanças, clique neste link e neste.

2 comentários:

Adelaide disse...

Querido João,

Mas que surpresa! Que belo blog tão cheio de utilidade para quem o visitar.

Acho que teve uma boa ideia. Virei visitá-o sempe que puder e os meus afazeres me permitirem. Sim, porque sou uma "menina prendada" cheia de afazeres...

Os meus parabéns
e beijos
Milai

A. João Soares disse...

Querida Amiga Milai,

A intenção é contribuir para que as pessoas tratem melhor da sua alimentação a fim de terem mais saúde.
Conto com a colaboração de todos os amigos, esperando que me enviem aquilo que achem de interesse de entre o muito que circula por e-mail.
Aqui fica guardado aquilo que tenho por outros blogues e em que não é muito fácil encontrar.

Beijos
João