Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

As vantagens da semente de CHIA

As sementes de chia são um dos alimentos mais poderosos, funcionais e nutricionais do mundo, porque são uma excelente fonte de fibra, com antioxidantes e minerais, e a fonte vegetal conhecida mais rica em em ácidos gordos ómega 3. Ainda mais rica do que a Quinoa, por exemplo. 
Estas sementes são originárias da planta do deserto Salvia Hispanica, da família da menta, no sul do México. Há sementes cinzentas, castanhas, pretas e brancas. 
A variedade de sementes brancas é designada como Salba. Na Era Pré-Columbiana, as sementes de chia eram um componente das dietas aztecas e maias. A chia representava a ração de sobrevivência dos guerreiros aztecas. 2 colheres de sopa destas sementes conseguiam suster um guerreiro que marchava durante 24 horas. Os aztecas pagavam os seus impostos com estas sementes que eram, também, usadas como moeda.

  • Sugestão de utilização: pode espalhar as sementes inteiras ou moídas em cereais , iogurtes, saladas, etc. Pode ainda moê-las e adicioná-las à farinha para fazer pão. Também pode usá-las como bebida fresca, colocando 2 colheres de chá de sementes de chia em 250 ml de água, mexendo e deixando repousar até criar um líquido ligeiramente gelatinoso. Como as sementes conseguem absorver várias vezes o seu peso de água formando uma espécie de gelatina são óptimas como substituto de ovo.

Em conclusão:

• A mais rica fonte de Ómega 3 e fibra na natureza
• Mais seis vezes cálcio do que o leite inteiro
• Mais três vezes ferro do que os espinafres
• Mais quinze vezes magnésio do que os brócolos

É adquirida em qualquer loja de produtos naturais

Hoje em dia, estudos científicos provam que a chia proporciona grande número de nutrientes interessantes, de tal modo que esta semente mágica está a ser redescoberta pelos nutricionistas e está a ganhar rapidamente uma enorme popularidade, quer seja na alimentação humana ou na dos animais. Actualmente a chia é cultivada para fins comerciais no México, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.

A chia pertence, exactamente como o psílio e a linhaça, às sementes mucilaginosas. Estas sementes são de facto ricas em mucopolis-sacarídeos e constituem uma excelente fonte de fibras alimentares solúveis e insolúveis. São os mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. 
Quando se mete um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. 
Em primeiro lugar podem fixar até 12 vezes o seu peso em água, o que faz que melhorem a qualidade e a consistência das fezes em caso de diarreia. 
Além disso estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal de tal modo que as bactérias patogénicas são travadas nos seus efeitos danificadores e que as mucosas do intestino possam recuperar mais depressa.

Fontes: Wikipedia

9 comentários:

Perola Rosa disse...

Linhaça é muito boa. Faço uso diário dela e também da farinha de soja. Não conhecia a Chia, vou procurar nas lojas de produtos naturais.

AVOGI disse...

OH PRIMA FÊ???? tb andas aqui??? Ó mulhr tu és ....uma salta salta assim como uma Pulga.
gostei deste ...tb
kis :=)

Tite disse...

Nem sabia da existência destas sementes.


Aprender até morrer.

Jinhos

A. João Soares disse...

Amiga Fê

Estamos a aprender várias novidades na prevenção da saúde e no prolongamento da vida.
Hoje ouvi que «a vida é o único mal que não tem cura». Mas devemos fazer todo o possível para que enquanto dura seja saudável.

Beijos
João
Do Miradouro

Anónimo disse...

eu estou usando a chia a 2 semana e notei que mudou muito mesmo estou conseguimdo emagrecer depois da gestação eu engordei e não conseguia agora estou conseguindo graças a poderosa chia.

Anónimo disse...

estou usando ha 15 dias e , regulou meu intestino, incrível, nada funcionava comigo antes, esta semente é realmente ótima!!!

Marlei disse...

Vendo sementes de chia R$ 40,00 o quilo. Contato: marlei_sp@hotmail.com

Marlei disse...

Vendo sementes de chia R$ 40,00 o quilo. Contato: marlei_sp@hotmail.com

Anónimo disse...

Comecei a usar chia a mais ou menos 15 dias c objetivo de emagrecer; mas por enquanto n percebi nada; talvez uma pequena melhora no intestino. Vou aguardar. Acho ainda recente pra uma conclusão.