Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Anona ou Fruta do Conde, propriedades anti-cancerígenas

Este fruto chama-se Anona, Fruta do Conde, Graviola.


A anona o a fruta da árvore de anona, fruta do conde ou graviola é um produto milagroso para matar as células cancerosas. É 10.000 vezes mais potente que a quimioterapia. Porque não estamos inteirados disto? Porque existem organizações interessadas em encontrar uma versão sintética, que lhes permita obter lucros fabulosos..

Com isto, de agora em diante você pode ajudar um amigo que o necessite, fazendo-o saber que lhe convém beber sumo de anona para prevenir a doença. O seu sabor é agradável. E, sem dúvida, não produz os horríveis efeitos da quimioterapia.

E se tem a possibilidade de o fazer, plante uma árvore de anona no seu pátio traseiro. Todas as suas partes são úteis.

Na próxima vez que você queira beber um sumo, peça um de anona.

Quantas pessoas morreram enquanto este segredo tem estado zelosamente guardado para não pôr em risco os lucros multimilionários de grandes empresas?

Você sabe bem que a árvore da anona é baixa. Não ocupa muito espaço. É conhecida com o nome de Anona ou fruta do conde, Graviola no Brasil, guanábana na América Latina e “Soursop” em Inglês.
A fruta é muito grande e a sua polpa branca, doce, come-se directamente ou usa-se normalmente, para elaborar bebidas, sorvetes, doces etc.

O interesse desta planta deve-se aos seus fortes efeitos anti-cancerígenos. E embora se lhe atribuam muito mais propriedades, a mais interessante dela é o efeito que produz sobre os tumores. Esta planta é um remédio provado para os cancros de todos os tipos. Há quem afirme que é de grande utilidade em todas as variantes do cancro.

É considerada também como um agente anti-microbial de amplo espectro contra as infecções bacterianas e, por isso, é eficaz contra os parasitas internos e os gusanos, regula a tensão arterial alta e é anti-depressiva, combate a tensão e os distúrbios nervosos.

A fonte desta informação é fascinante: provém de um dos maiores fabricantes de medicamentos do mundo, que afirma que depois de mais de 200 provas de laboratório, realizadas a partir de 1970 os relatórios revelaram que:
Destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo o do cólon, do peito, da próstata, do pulmão e do pâncreas…
Os compostos desta árvore demonstraram actuar 10.000 vezes melhor retardando o crescimento das células de cancro do que o produto Adriamycin, uma droga quimioterapêutica, normalmente usada no mundo.
E o que é todavia mais assombroso: este tipo de terapia, com o extracto de Anona, Fruta do conde, Graviola, ou Guanábana, destrói apenas as células malignas do cancro e não afecta as células sãs.

Tradução de texto recebido num anexo *pps

Instituto de Ciências da Saúde, L.L.C. 819 N. Charles Street Baltimore, MD 1201

Pode encontrar vasta literatura em:



Imagem da Net

78 comentários:

Celle disse...

João, por aqui se fala muito sobre este tratamento, mas, já afirmaram também não ter fundo científico, o que acredito porque não há interesse em divulgar tratamentos simples e inofensivos para este mal.Usa-la não faz mal e todas as tentativas contra esta doença são válidas, e existem pessoas que testemunham a favor por terem sido curadas. Eu aprovo o experimento,e se necessário farei uso.
Beijos
Celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Não há perigo em experimentar. Antes de iniciarem o fabrico de medicamentos sintéticos, as curas eram devidas a produtos naturais que, agora, devido à publicidade aos lucros e à medicina industrializada, foram colocados de lado.
Para o cancro há também o Aloé Vera que consta fazer autênticos milagres. Costumo usá-lo preventivamente e tenho sentido bom efeito nalguns resultados das análises periódicas. Há muitos produtos naturais que são muito benéficos para a saúde, tais como o alho, o pepino, a abóbora.

Beijos
João
Do Miradouro

Fê blue bird disse...

Meu amigo:
Muitíssimo interessante, tanto que estou já à procura deste fruto e sumo para consumo em minha casa.
Obrigada por mais esta partilha.

beijinhos

Maria Kiki disse...

Olá João.
Foi engraçado que recebi um email sobre a anona e para que servia. Achei interessante e ao fazer pesquisa no geogle encontrei o seu blog.
Vale a pena experimentar e quem sabe até plantar uma árvore, se for o caso de se ter espaço.
Obrigada
Bjs
MariaKiki

Vitor Fernandes disse...

Olá João!
A minha esposa tem um gliobastoma IV grau, deram-lhe no máximo 1 ano mas já vai com 2 anos e meio, pois tenho-lhe dado aloe vera gel, mas a partir de agora vou experimentar também a anona.
O meu obrigado!
Cumprimentos

Anónimo disse...

obrigado por partilhar esta maravilhosa informação ,vou ja por
em pratica , infelismente tenho o meu pai com a maldita doença do seculo e tudo é valido para o nao o ver partir

Anónimo disse...

Não se acreditem em tudo o que aparece na internet ou que vos cai no e-mail... Fui ver o site do HSI como indicado acima e aquilo não é mais do que vigarice para tentarem vender livros com alegadas curas milagrosas. Tenham muito cuidado! Já agora, vejam este site (fala sobre esta fraude)e pensem um bocadinho: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/133_graviola.htm
O cancro não é 1 doença, mas sim várias. Cada cancro é diferente. Há cura para alguns e para outros para já ainda não. Só com muitos estudos se chegará à(s) cura(s) de todos os tipos de cancro, mas não me parece que uma cura dê para todos... Comer anona não fará mal, mas que ninguém abandone os tratamentos convencionais por causa do que algum vigarista pôs na internet! Hoje em dia pode-se pôr qualquer porcaria na internet. Temos de ser críticos e procurar as fontes. Obviamente que quem não é entendido na matéria poderá não perceber tão facilmente até que ponto estas coisas são credíveis, mas desconfiem sempre de curas milagrosas.
Fiquei chocada com a lavagem cerebral que fazem no site do HSI... Dizem que os médicos não sabem nada ou que têm interesses em manter estas curas milagrosas escondidas... que há curas naturais para uma data de doenças e que não se deve acreditar nos médicos nem seguir os tratamentos que eles prescrevem... enfim... Tudo revelado, claro está, nos livros que a pessoa terá de adquirir para saber onde arranjar as tais curas naturais... Vigarice pura!!! Mandam as pessoas porem-se em risco só para venderem livros... Se fossem tão bonzinhos divulgavam a informação gratuitamente. Estou revoltada com isto, até porque sei de um caso (recebi um e-mail que andava a ser divulgado por aí) de um médico italiano que alegava ter descoberto que a causa de todos os cancros era um fungo e morreram pessoas que largaram os tratamentos convencionais para serem tratadas por ele à custa de balúrdios. Mais uma vez, ele alegava interesses financeiros para que esta descoberta não fosse divulgada por outro médicos, mas quem ganhava dinheiro com os falsos tratamentos era ele.
Não desistam, mas também não larguem os tratamentos por falsos milagres... Não imaginam como os médicos sofrem por não poderem fazer mais.
Os meus sinceros desejos de melhora para todos os que padecem de cancro.
Oxalá não se demore muito a encontrar cura para cada cancro.

Uma estudante de Medicina

Anónimo disse...

Devemos ser cepticos e questionar tudo o que nos é apresentado nomeadamente em meios como a web. Mas por outro lado, uma postura positiva, suportada por artigos com base cientifica, normalmente conhecidos como papers no mundo académico, poderá levarmos a ultrapassar barreira para além do que se possa imaginar. Existem diversos artigos bem fundamentados que exploram alguns alcaloides existentes na anona e que demostram resultados positivos ao nível de vários tipos de tumores. Apesar de prolifrarem na net uma grande parte de charlatões com interesse em vender capsulas e livros, existe alguma informação que pode levar manter as esperanças e ajudar a manter uma postura positiva. Cada caso é um caso e cada organismo reage de maneiras diferentes perante o mesmo estímulo.

A. João Soares disse...

Dois anónimos a falarem com «sabedoria científica», apesar de recearem colocar a sua identificação.
É certo que não podemos acreditar em tudo o que aparece por aí. Também há medicamentos a ser objecto de propaganda falas. Há um ano, para ser vendido o TAMIFLU, desde a OMS aos ministérios da saúde dos países vinham alertas terríveis do H1N1, mas mais tarde , esses «cientistas governamentais», autênticos «mangas de alpaca» acabaram por confessar terem sido levados em logro.
Em quem podemos acreditar? Em ninguém.
Porém os produtos naturais, embora não façam milagres, não fazem mal se forem tomados como reforço e variação da alimentação, sem excessos. Quem está realmente doente e a ser tratado por médico de confiança não deve deixar de seguir o tratamento.
Há medicamentos que causam efeitos colaterais perigosíssimos em certas pessoas, mas que para eles foram prescritos por médico.
Há alguns anos apareceu na TV um médico a fazer publicidade do óleo de girassol que dizia ser o melhor óleo alimentar, de longe superior a todo os outros. Alguns anos depois o mesmo médico apareceu a dizer que nenhum óleo alimentar se podia comparar à superioridade do azeite da oliveira. Ele não estava ao serviço da verdade mas do dinheiro que lhe era pago para dizer aquilo.

Não podemos CONFIAR em tudo o que nos aparece. Devemos pensar e ter cuidado com as fontes. Nem todas têm água potável!!!

Cumprimentos
João
Do Miradouro

Anónimo disse...

E este SUMO da Anona é obtido da casca + caroços e polpa ou apenas da POLPA e Casca?

A. João Soares disse...

Tudo leva a crer que o sumo seja apenas da polpa. Mas queira experimentar as outras hipóteses que coloca e depois trazer aqui as suas conclusões.

Anónimo disse...

Olá João! Adorei a sugestão da anona, está sendo bastante divulgada, inclusive entre meus amigos e parentes. Muitos estão se dando muito bem. Uma prima foi ao médico pra tratar de um tumor no útero e já ia pra cirurgia, mas lhe ensinaram a anona e hoje está completamente curada. Lógico que a causa da doença está na mente desarmoniosa. Aí consiste a diferença entre tumores, pois cada mente é diferente da outra. Agora, pelo amor de Deus, vamos concoradar que é mais válido recorrer a anona do que a Quimioterapia famigerada, como ja dizia uma amiga médica: quem não morre de cancer, morre de quimioterapia. João vc tem meu apoio bjos

Verdade ou mentira? disse...

amigo gostei muito do seu texto e vejo que nossos blogs tem relaçoes,da pra fazermos uma parceria?

Verdade ou mentira? disse...

e o meu blog é esse
http://verdadeoumentira-mentiraouverdade.blogspot.com/
fique a vontade para ver

Verdade ou mentira? disse...

voce tem algum email para nos comunicarmos e discutirmos ideias?

A. João Soares disse...

Caro Verdade ou Mentira,

O meu e-mail está ao dispor de todos os visitantes dos meus blogs. Procuro na margem direita em cima, nos colaboradores, E veja o meu perfil, onde encontra o endereço de e-mail.

Abraço
João
Do Miradouro

Odele Souza disse...

Olá João,

Adoro essa fruta mas não sabia de suas propriedades curativas. Obrigada pela informação.

Um abraço.

A. João Soares disse...

Amiga Odele Souza,

Obrigado pelo seu interesse e palavras simpáticas.

Pode ver também sobre este tema uma informação adicional da colega Celle, em ANONA - Informação Complementar que é uma bem elaborada informação.

Os nossos visitantes beneficiarão com a atenção que derem a muitos artigos aqui publicados e os respectivos comentários. A saúde tratada sem químicos, com produtos naturais, evita os efeitos colaterais de muitos medicamentos, devido a alergias a um ou outro dos seus componentes.

No entanto, é sensato não deixar de ir ao médico, logo que detectado sinal de doença. Os clínicos devem controlar a evolução da doença e o doseamento da medicação. Mas realmente tenho ouvido falar de muitos casos conhecidos de muito êxito do uso de produtos realmente naturais, como por exemplo o do xarope de Aloé Vera que estou a usar preventivamente e é adquirido no seminário dos Franciscanos em Lisboa no Largo da Luz. Também o alho, o Goji, fruta (comida com o estômago vazio) e água, são produtos a utilizar de forma adequada.

Peço o favor de nos enviar notícias e artigos sobre os temas aqui tratados - saúde e alimentação - pois há muita informação que deve ser difundida para bem dos nossos visitantes que felizmente são numerosos.

Beijos
João
http://thirthyfour.blogspot.com/Só imagens

Anónimo disse...

Olá João, tenho dúvidas de qual a diferença entre graviola, atemóia e fruta do conde!
Conheço a graviola,mas na foto mostrada parece-me mais a atemóia.
Qual a relação entre elas, se é que existe??
Att,
Carla

Anónimo disse...

Eu acho que estão a fazer uma grande confusão, entre graviola, fruta do conde e anôna.Vivi em Àfrica e consumiamos bastante da fruta que mostram na foto.Mas chamava-se fruta pinha ou fruta do conde.E a anôna não tem essas saliencias como a fruta do conde.

A. João Soares disse...

Caros visitantes e comentadores,

Não podemos esquecer que cada fruto ou cada ser vivo tem um nome geral e múltiplas variedades, e que cada terra usa seu nome para o mesmo fruto. Daí que a Wikipédia e outras enciclopédias tragam diversos nomes para o mesmo ser.
O que aqui interessa são as propriedades que este fruto possui, independentemente dos nomes locais.

Abraços
João

Anónimo disse...

Muito obrigado Joao abraço

FELIPE disse...

Meus queridos a vida é antagonica, e polar para so existe o 1 porque tem o 2 , a cada individuo é a cópia perfeita do cosmo universal somos microcosmos.

é referente a ciencia bem ela tem um grande erro de se achar que é absoluta e pronto e que so errou no passado, mas hoje é perfeita, mas daqui a um tempo vao ver que a ciencia de hoje nao é absoluta. tudo é necessario e armonico e ritimado para respirar temos que inspirar sem o ritimo nao a vida e sem a polaridade tb. nao ha vida.

A. João Soares disse...

Felipe,

Sem dúvida que tudo funciona entre dois polos, Norte-Sul, Positivo-Negativo. Na Natureza, nada é rígido e imutável e a evolução segue um percurso sinusoidal, com altos e baixos, subidas e descidas.
A ciência está em constante evolução e os cientistas são quem mais duvida das suas descobertas e procuram de imediato duvidar delas e procurar novas explicações para o mesmo fenómeno.
Só assim o mundo evolui e se criam novas tecnologias coma intenção de nos darem mais conforto e facilidades. Mas o reverso da medalha é que as tecnologias nos escravizam e o ser humano fica menos hábil para resolver as coisas com os seus recursos e esquece aspectos naturais de relacionamento com os outros, por se ter arrimado demasiado na tecnologia, no automatismo cibernético.
Por não ter necessidade de fazer esforço físico o ser humano ou se torna obeso ou tem de passar muito tempo nos ginásios, para manter os seus músculos de forma a suportar o esqueleto de pé!

Abraço
João

Lima disse...

boa tarde tenho sérias dúvidas em tudo o que é falado nestes comentários.
Comprei e agora vou por em prática.
O utente nao vai deixar de fazer a quimiotrapia mas tenho sérias dúvidas do fruto o que me recomenda.? quais sao as provablidades de o fruto ser eficaz??

A. João Soares disse...

Lima,

Ter dúvidas é um bom início para a procura de conhecimentos. Investigue na Internet, onde nem toda a informação é segura, mas do conjunto obtido poderá tirar conclusões úteis.

Desejo os melhores resultados.
Cumprimentos
João

Nancy disse...

Comecei a comer a fruta do conde há cinco dias e percebi a diminuição de um carocinho que apareceu atrás de minha orelha. Estou esperançosa que vai sumir.

A. João Soares disse...

Cara Júlia,
Desejo os melhores resultados com a anona. Mas alerto para que cinco dias é muito pouco tempo para tirar conclusões. Eu também senti diferença em poucos dias em sintomas relacionados com o volume da próstata, aliás, sem gravidade.

Neste blogue poderá encontrar muitas sugestões acerca de outros produtos naturais. Pelas reacções dos comentadores, creio que estamos a prestar um bom serviço aos nossos visitantes, ao trazermos para aqui dicas com provável interesse.

Beijos
João

Nancy disse...

Obrigada João pela sua atenção! Amanhã terei consulta e levarei minha ultrassonografia para o médico analisar. Posteriormente, farei mais comentários sobre o uso da anona.
um abraço,
Júlia

VIDA MARÍTIMA disse...

Sobre a fruta-do-conde (ou qualquer outra fruta), o ideal é se interar dos verdadeiras propriedades através de editoras conceituadas, tais como a Readers'Digest. Há muitas publicacões na internet que não são confiáveis. Muito do que se sabe hoje, foi coisa da época antiga, inclusive os medicamentos vendidos a preço de ouro - o ouro que não reluz. Quase ninguém se importa muito com os alimentos, a não ser no fato de satisfazer a gula e o paladar.

Anónimo disse...

Sempre gostei muito de anona e a partir de agora vou consumi-la pensando positivamente no benefício também para a saúde. Tenho a certeza que cada fruto tem em suas propriedades valores nutritivos e medicinais especialmente se forem consumidos antes das refeições ou em lugar delas. Fiquem bem e com saúde.

A. João Soares disse...

Anónimo,

Se aproveitarmos bem as propriedades da fruta e de outros produtos naturais, dispensamos os produtos químicos que sempre têm inconvenientes secundários. Mesmo a fruta deve ser sempre consumida com cautelas para evitar alergias, interacção com outros alimentos ou inconveniente e de excesso. É aconselhado ser ingerida com o estômago vazio para não dificultar a digestão de outros alimentos.

Neste blogue encontra exemplos de muitos outros frutos cada um com suas propriedades benéficas para a a saúde.

Cumprimentos
João

Anónimo disse...

Boa tarde Sr. João.
Recentemente tevemos uma triste noticia, o meu pai tem cancro do colon com metastases no figado e nos pulmões. Ele tem o tipo de sangue A. Gostaria de lhe colocar uma questão. Pelo pouco que ainda li, parece-me que a anona é benéfica para casos como este, gostaria de saber como deverá ser comida/tomada, em que quantidades e durante quanto tempo. Muito obrigada pela sua atenção.
Ana

A. João Soares disse...

Cara Ana,

Começo por desejar as melhoras de seu pai e um rápido restabelecimento.
As perguntas, de rigor terapêutico que faz, não podem ter uma resposta exacta. Um fruto não tem um doseamento semelhante ao de um produto químico, industrial.
A anona, com este ou outro nome, como já foi referido por outros comentadores, não apresnta perigo de toxidade, a não ser que coma muitas num mesmo dia.
Como medida preventiva, como uma por dia, de manhã em jejum. Corto-a em quatro partes e com uma colher rapo toda a polpa e vou comento colocando de lado os caroços. Há quem faça outro uso. Na Internet, encontrará muita literatura. Penso que não se trata de uma solução milagrosa, pelo que não deve deixar de acatar as recomendações do médico. De qualquer forma, trata-se de um fruto saudável que não lhe irá criar qualquer complicação. Isto é, se como dizem os cépticos não lhe fizer o bem que deseja, também não lhe fará mal.

Cumprimentos
João

Anónimo disse...

Boa noite Sr. João.

Desde já agradeço a sua disponibilidade para responder ás minhas questões.
Obrigada pelas suas palavras. Tudo há-de correr bem se Deus quiser, temos de acreditar que o meu pai irá vencer esta batalha.

Cumprimentos, Ana

plantador de arvores. disse...

bem no passado bem distante vivia-se,mais alimentando de frutas,e com certeza varios tipo de doença era curadsa.hoje tudo que e produzido e de larga escala e com muito agrotoxico eu estou comendo muita anona inclusive ja fiz varias mudas.

A. João Soares disse...

Caro plantador de árvores,

É realmente do conhecimento geral que as «ferramentas» para defesa e recuperação da saúde em tempos idos se baseava nos produtos naturais. Ainda hoje algumas civilizações os usam insistentemente e as pessoas atingem provectas idades.
A industrialização fez dar prioridade aos medicamentos químicos, tendo muitos deles base em extractos de produtos naturais, mas com uma complexidade de químicos que causam muitas alergias e efeitos secundários, por vezes muito inibidores.

É certo que a agricultura e silvicultura estão a usar insecticidas e pesticidas nocivos à saúde, mas está em curso a tendência para a agricultura biológica para os dispensar.

Por mim, estou a utilizar o mínimo de medicamentos industriais e a preferir a prevenção assente em produtos naturais diversificados, dos muitos que constam neste blogue e o resultado tem sido óptimo, felizmente.

Abraço
João

Dorival-Sbc -Brasil-SP disse...

Tudo vale, desde que se tenha a anuencia de seu médico. Tomo suco de graviola desde que soube de seus efeitos curativos.Se faz bem não sei, mal não faz, tomo-o pois é muito saboroso

Milton disse...

Ora bem, eu vendo fruta de forma ambulante, e na semana passada uma cliente pediu me anona, eu nao conhecia e nunca tinha vendido. Nesta terça feira fui ao mercado e vou ao meu fornecedor pedir lhe anonas...apareeceu logo uma outra concorrente minha a dizer que a anona era muito bom e que os medicos recomendam muito come la. Eu la trouxe uma caixa da Madeira conforme tinha prometido a minha cliente, e ontem provei e gostei, hoje encontrei me finalmente com ela e perguntei lhe pra que efeito ela utilizava...ela disse me que era prra prostata do marido e que tambem dava todas as semanas uma à filha... e agora a procurar mais beneficios no google cheguei a este site e li alguns comentarios que merecem serem respondidos...

Nós nao devemos acreditar em tudo o que está na internet mas tambem nao custa nada complementar com as receitas médicas, mas ainda posso contar outro caso de uma cliente que me compra cenoura todas as semanas pra fazer sumo, por recomendação do medico nao sei se é pro estomago ou para os intestinos...mas o que é certo é que na mesma localidade duas pessoas pelo menos beberam por recomendaçao de um medico durante 30 dias em jejum sumo de cenoura pra um cancer nao sei de quê e qdo fizeram o ultimo exame antes da operacao, o medico falou que nao ia mais ser operado porque o cancer tinha desaparecido.
Portanto eu acredito que vale mais tentar com fé do que ficar deprimido...ninguem pode negar o poder do alho, da canela, do cha verde e até do coco...
ja duas clientes se queixavam que tinham problemas de tensao a 19 e 22...e eu perguntei lhes: Voce come alho? as respostas: Alho nao gosto gggghhhhh... e eu respondi lhes por isso q tem a tensao alta.

Eu pessoalmente há 3 ou 4 anos como um dente de alho qdo sinto que vou ter febre da gripe...é remedio santo, a minha familia ficou toda gripada, varios clientes falavam pra mim gripados, ate cuspem alguns enquanto falam...e eu nao fiquei gripado nem com febre...recomendo a todas as pessoas um ou dois dentes em dois dias que elas sintam que estao a ficar gripadas mas o pessoal raramente me ouve. e ficam mais de uma semana ali a pingar.

Portanto era so este testemunho que eu queria deixar aqui.
Obrigado Abraços

A. João Soares disse...

Caro Mílton,

Muito obrigado por estas informações muito interessantes, que vou publicar em post a fim de ficarem mais visíveis para os visitantes. Vou tomar a liberdade de dar uns pequenos retoques no texto.

Abraço e votos de continuação de bom ano.
João

vania lima disse...

bom vc saberia diser se fruta do conde faz mau para o coraçao, bem eu ja avia obiservado que quando como cinto reaçao tipo tençao nervosa algo no meu coraçao , bem hoje tirei minhas duvidas ,apos ingeri uma fruta senti uma atipo ataque cardioco , e como se algo estivese tirando meu folego e nao me senti nada bem umas 5horas apois estava normal bem nao satisfeita engeri outro como ja estava emcasa verifiquei minha preçao avia aumentado bastante e foi muito mais forte os ataque cardiocos como se eu tivese alergia a fruta resolvi ver para que serve a fruta e entrei no seu comentario sobre a fruta acho que em mim ela tem um efeito contrario , minha preçao ja esta normal oas ataque pasou mais ficou um grande azia ,seria isso eu ter alergia a fruta bjs vania

A. João Soares disse...

Cara Vânia,

Fez bem em experimentar, com cuidado, para verificar a causa do seu mal-estar cardíaco. Cada organismo reage de sua maneira, pode haver alergias ou outro tipo e rejeição.

Quando um qualquer produto se mostra incompatível com o nosso organismo, não devemos insistir.

No entanto será bom informar que a fruta do conde ou anona deve ser comida quando madura, com a casca de cor acastanhada e moles à apalpação. Enquanto não estiverem madura, não são agradáveis e têm acidez.

O seu comentário tem o interesse de levar os leitores do artigo a pensar e ter precaução. Agradeço que nos tenha prestado esta indicação.

Desejo-lhe boa saúde
Beijo
João

Andrade disse...

Li e aprendi e não entendo quem rejeita com tanto vigor pois se há coisas a dar dinheiro são os laboratorios de medicamentos e não a anona, a cenoura o alho ou limão.Há tempos tambémn circulou na Net a cura pelo limão e bicabornato. O célebre Borututo andou anos no segredo dos Africanos até cá chegar e o certo é que agora é imensamente consumido! Há quem resolva a HB da Próstata conedo romãs e quem analisar o frutoi verifica o seu poder antioxidante. Quanto á medicina e laboratorios comparo aos automóveis: há muito que podiam andar com outros meios....mas enquanto houver petróleo, aquelas soluções não avançam e não é por faltra de credibilidade!!!!!!!

Anónimo disse...

Caro Joao! neste momento ha indicios e desconfianças de que tenho ou poderei ter o cancro da mama,espero neste momento o resultado de uma biopsia e estpou a espera de ser chamada para fazer resonancia!pois enquanto a agonia me trastoarna yenho comido muita anona sem saber se a um aquantidade diaria a respeitar!!gostaria de saber se , se pode comer a vontade alem da dieta que faço,pois penso que durante o tempo que espero pela resonancia terei algum tempo para a anona atuar nas celulas?? beijinho e obrigado

A. João Soares disse...

Caro Andrade,

A quase totalidade dos medicamentos tem origem nos produtos naturais que outrora eram utilizados para resolver problemas de saúde. As medicinas orientais, Chinesa e não só, ainda usam muito tais produtos naturais. Têm a vantagem de não ter efeitos secundários.
Mas agora há indústrias geradoras de elevados lucros que não gostam de se ver destronadas.

Para a próstata, tenho ouvido que as pevides de abóbora são muito eficientes e depois de se tomarem durante dois ou três dias já se sente que a micção nocturna é adiada para mais tarde.
Também conheço quem coma muita abóbora de várias formas, sumo batido, ou como se fosse melancia.
Também há quem sinta melhoras com o xarope de alóes vera (uma colher de sopa antes de cada refeição).

Votos de boa saúde e abraço
João

A. João Soares disse...

Anónima,

Desejo que a sua doença evolua da melhor maneira e com rapidez. Quanto à quantidade de anonas a comer diariamente, nada sei de limites da quantidade. Mas pensa«o que poderá ir aumentando a dose e estar atenta ao funcionamento dos intestinos. Se aparecer diarreia não aumente mais e reduza um pouco. E para parar a diarreia coma maçã reineta.

Se tiver tempo e paciência procure neste blogue outros produtos antioxidantes, etc.
Um alerta: quando fizer radioterapia, peça aos enfermeiros que lhe coloquem uns anteparos próprios para que as radiações não incidam fora do local a tratar. Tem havido mulheres com problemas da tiróide devido a radiações durante os tratamentos do cancro da mama.

Soube há dias que um copo de sumo natural de laranja, por dia, faz bem à sua doença.

Desejo-lhe melhoras e um rápido restabelecimento.
Beijos
João

Anónimo disse...

Não li todos os comentários e não desejo entrar na discussão das propriedades da fruta. Afinal, qual fruta? Temos comercialmente hoje: fruta do conde, graviola e atemoia que não é a mesma “anona” que conheci em minha infância, no tempo em que as casas tinham grandes quintais com frutíferas. Na casa de minha avó que era italiana havia dois pés de anona. Árvores de porte médio com frutos totalmente diferentes, pois tinham a casca completamente lisa, embora com sementes pretas e polpa semelhante à atemoia, mas o sabor que ficou em minha memória era outro e não se compara com a fruta que a gente na infância chamava simplesmente de nona (avó em italiano). Se alguém ainda tiver um pé da legítima, por favor, escreva: “Anona legítima” deixando o email para contato e para obtermos sementes. Obrigado.

A. João Soares disse...

Anónimo,

Nos escritos consultados vinham estes nomes que refere como as denominações usadas em diversos locais. Claro que pode várias espécies do mesmo fruto, como acontece com as maçãs, os figos, as uvas, as pêras, etc.
E há casos curiosos: em Lisboa chama-se pêro aquilo que na maior parte do País se chama maçãs.

Tudo aquilo que possa encontrar com as designações que refere terá potencialmente as mesmas virtudes atribuídas a um ou outro destes nomes, indiferentemente de pequenas diferenças na imagem ou cosmética que apresentem!
Já aqui deixei há tempos uma resposta do género desta.

Cumprimentos. Volte sempre, como fazem muitos leitores que, presentemente, são mais de 500 por dia.
Também agradecemos que nos indiquem temas e os locais onde podemos ir procurá-os.

Cumprimentos
João

Anónimo disse...

Sim, sei que por cruzamentos ou mutação genética ocorrem essas diferenças. Acho até que a atemoia é fruto disso. As respostas podem ser obtidas em instituições de pesquisas, como o centenário IAC (Instituto Agronômico de Campinas), etc. Mas, volto ao sabor que ficou no tempo e o carinho que minha avó tinha com aquelas plantas, talvez fique ai uma lição: a sabedoria antiga perdida e que talvez agora esteja sendo recuperada pela pesquisa científica.Os responsáveis pelo site podem buscar as informações corretas.Saudações

Anónimo disse...

Em tempo: estive ontem no tradicional MERCADÃO (São Paulo, Sp, Brasil)onde existem as mais diferentes variedades de produtos e frutas de todos os tipos: a atemonia (a que mais se aproxima daquela que descrevi) estava sendo comercializada a R$20,00 cada fruto. Achei uma exploração.

Anónimo disse...

EM RESUMO TEMOS O SEGUINTE:
1)- de maior porte: Graviola, annona muricata, da família annonaceae originária da América Central e encontrada também na Amazônia e Nordeste do Brasil que hoje é produzida comercialmente em outras localidades;
Fonte para consulta de suas propriedades: http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-graviola.html
2)- de pequeno porte: Pinha ou fruta do conde (annona squamosa L)
3)- de porte médio: Atemóia – híbrido da Annona cherimola Mill (chedrimóia) com a Annona squamosa L (ata, pinha, fruta-do-conde e outras). Existem hoje 3 espécies de atemóia que estão bem aclimatadas no Brasil, são elas: Pink Mammoth, Thompson e Gefner. Há também a African Pride, originaria da Austrália, que também já foi introduzida no Brasil. São Paulo é o maior produtor de Atemóia do país, com 43,8% da produção, seguido de Minas Gerais, Paraná e Bahia, ambos com 18,8% cada da produção de Atemóia.

A. João Soares disse...

Caro Anónimo,

Isto é muito mais do que um comentário. É muita ciência e resultado de cuidadosa pesquisa.
Se desejar continuar a pesquisar sobre a saúde através de produtos naturais, disponha deste espaço, ou contacte, através o e-mail indicado na minha ficha de blogger.
Este espaço precisa de pessoas interessadas em trazer aos visitantes a melhor informação sobre o tema.

Cumprimentos
João

Francisco disse...

Parece-me que os produtos naturais são bons , quando complementados pelo tratamento da medicina tradicional. Eu não aconselho ninguem a deixar de fazer quimioterapia para passar a comer anonas. Mas posso dizer, sem duvidas que além da quimio deve comer anonas, cenouras ou seja o que for que faça bem à saude.

Já agora, sobre a cenoura. Acho piada que determinadas marcas de sumos com cenoura fazem a sua publicidade dizendo que a cenoura tem propriedades antioxidantes e portanto ajuda a preservar as celulas e em parte é um anti cancerigeno. Mas se formos a ver as quantidades que eles poe no sumo é uma percentagem pequena e a maioria das vezes é de concentrado de fruta. O melhor mesmo é beber regularmente (diariamente) um ou dois copos de fruta natural espremida (cenouras anonas etc)

Cumprimentos

A. João Soares disse...

Caro Francisco,

Concordo consigo.
Entre o donte e o médico deve haver uma relação de confiança mútua. Quando já estiver na fase da quimioterapia, o doente deve lançar mão de todas as hipóteses de cura e não deve prejudicar a confiança do médico.
Os sumos industrializados são pouco aconselhados para questão de saúde, por terem pouca percentagem do produto natural e por conterem elementos por vezes tóxicos para conservar, adoçar, etc
Sumos naturais de qualquer fruta são saudáveis e os mais correntemente aconselhados são
anona, limão, laranja,e os de abóbora, cenoura, gengibre, quiabo, linhaça, romã, etc.
Nas páginas deste blogue encontra grande variedade de sugestões para prevenir ou mesmo tratar vários problemas de saúde.

Cumprimentos
João

Anónimo disse...

Sr. João, não resta dúvidas que fazemos parte daquela parcela da população planetária do BEM e que queremos inclusive hábitos alimentares sadios, com produtos sem agritóxicos e produzidos de forma orgânica, para melhor qualidade de vida. Indico, o seguinte blog que me foi repassado e que talvez possa ser útil a muitos pessoas:
http://eduque-a-dor.blogspot.com.br/
Cordiais Saudações.

A. João Soares disse...

Mau caro Amigo,

Estou imensamente grato pela sua sugestão, já visitei o blogue
Eduque a dor
e extraí de lá o post lombalgia e postura que publiquei de imediato.

Abraço de muita consideração e gratidão
João

Anónimo disse...

gostaria de saber se o cha da folha de anona tem efeito emagrecedor.

A. João Soares disse...

O melhor e mais seguro que lhe posso dizer é que consulte o Google e procure anona, ou graviola, ou fruta do conde e certamente encontrará o esclarecimento que deseja.

Cumprimentos
João

Ana Cristino disse...

Olá João.
Descobri o seu blog esta noite, através de uma publicação no Facebook. Já lá vão 8 meses, mas talvez só agora fosse a hora certa para aqui chegar.
Sou vegetariana há mais de seis anos, mas só há um mês decidi deixar também os ovos e o leite de vaca e derivados. Tive que começar a experimentar frutas e legumes novos, sobretudo atentando nas suas características, porque este regime alimentar requer tanto cuidado como qualquer outro.
Esta informação sobre a anona é preciosa, e é mais um alimento que vou incluir na minha alimentação (sempre que possível, porque não é propriamente barata...)
Neste momento estou num período de bastante trabalho, mas esta é uma página a ler com atenção, voltarei assim que possa.
Bem haja pelo que partilha.
Paz e Luz,
Ana

A. João Soares disse...

Amiga Ana Cristina,

É um prazer vermos que o nosso «trabalho» tem interesse para as pessoas. Tem sido esse o nosso objectivo: contribuir para uma humanidade mais feliz e saudável.

Peço-lhe a gentileza de, sempre que tiver algo que julgue de interesse publicar aqui, o enviar para o e-mail constante na minha ficha de blogger (o meu perfil). Devemos difundir aquilo que tenha interesse para os nossos visitantes.

Beijos
João

Ana Cristino disse...

Assim farei, caro João.
...e é mesmo Ana Cristino, apelido ;)

Ana

Anónimo disse...

Olá boa noite!so agora descubri o vço bloge e acho muito interessante;eu mesma tenho o cancro da mama;já fui operada 2vezes agora ando a tomar comprimidos e vou começar em breve a rádio terrapia;é complicádo pois ando com medo da cura mais ainda que a propria doença,as contra indicações sao tantas e medonhas.ou se morre da doença ao da cura!vou ver se descubro como se faz o charope de aloe vera e de vez enquando uma anona pois elas são caras bjs para todos e fé em Deus

Anónimo disse...

A anona pode até fazer bem mas os caroços dela matam

Amarildo de Jesus Lobato Peixoto disse...

Oi, pessoal! Procuro levar uma vida saudável, por isso minha dieta é rica em frutas, em especial ata, que cultivo com bastante prazer...Boa tarde! (vide Blog do Savaneiro Dexter/ata)

MAHOMED ANIF disse...

MAHOMED ANIF

ESTOU GRATO PELO SEU BLOG POR TRAZER NOVIDADES
E HORA DE AS PESSOAS TER O HABITO DE COMER ANNONA SE NAO FAZ MAL QUAL E O PROBLEMA EM COMER PARA EVITAR MALES MAIOR.TA SE A FALAR DE FRUTO QUE TODOS NOS CONHECEMOS NAO DE NENHUM VENENO
MEUS CAROS AMIGOS VAMOS DEIXAR DE SER IGNORANTES SE E UMA FRUTA QUE MAL PODE FAZER
OBRIGADO AQUELE ABRACO POR MAS UM SABER

Anónimo disse...

ola,alguem me poderia ajudar...

preciso do cha de Graviola uegentemente

podem dizer.me onde compro em portugal
muito obrigada

Anónimo disse...

pode comprar chá de graviola na rua da madalena na baixa de lisboa. eu comprei numa ervanária que existe lá

A. João Soares disse...

RECEBI,POR E-MAIL, O SEGUINTE COMENTÁRIO QUE TRANSCREVO SEGUIDO DE RESPOSTA

Felicito-o pela descrição das propriedades que faz da anona, fruta do conde, pinha etc. No entanto quando mistura ANONA com GRAVIOLA, fico confuso dado que são frutos muito diferentes. Gostava de saber se as características referidas no blogue dizem respeito a um ou outro fruto bem como se faz a preparação do sumo de anona porque de graviola eu sei preparar.
Grato pela atenção.
Fico aguardar sua informação
C, Bastos Ribeiro

RESPOSTA:

Caro Carlos Bastos Ribeiro,

Quando transcrevi o texto, não me apercebi da diferença e pensei que se tratasse do mesmo produto com nomes diferentes conforme a região.
Tenho usado a ANONA durante dias seguidos, por períodos de duas ou três semanas. Estou a dar-me bem com ela, quanto à limpeza do organismo e ao controlo do volume da próstata, como medida preventiva.
Não faço sumo. Corto o fruto em quatro partes e depois, com a colher, rapo o miolo e como-o (excepto as sementes). Cedo concluí que é conveniente deixá-lo amadurecer até ficar mais mole e de cor acastanhada, porque quando se compra vem verde, duro e de sabor pouco agradável.
Aliás, o mesmo cuidado de comer apenas quando estiver maduro é também recomendado para as bananas que são mais benéficas quando a casca tem muitos pontos escuros.

Desejo que obtenha bons resultados com as dicas que constam no blog. Quando souber de algo que possa ser útil aos visitantes tenha a bondade de me enviar a fim de as publicar para bem de todos.

Muito Obrigado
Abraço
João Soares

Anónimo disse...

Sr João. Tenho estado a ler oseu blogue gostei das informações infelizmente. Tenho câncer. No intestino faço. Quimioterapia. Mas ando a comer as anonas à. Mais de um. Mês e vou. Tomar também. O pau dar que. E o gel de aloe vera esper que seja uma. Ajuda para o meu mal. Pensei no chá. Das folhas mas já deve de ser muito tratamento obrigado pelo blogue. Muito bom vou lendo.

A. João Soares disse...

Obrigado pelo seu comentário. Neste blog dispõe de variados posts com dicas para «combater» doenças graves e, principalmente, para as evitar, através de produtos naturais e de alimentação cuidada.
Será muito interessante para todos os visitantes que cada pessoa que encontre informação considerada útil para a saúde, aqui deixe uma referência e o respectivo URL, a fim de a publicar de forma visível para ter a maior utilidade para todos.
Obrigado pelo incentivo e a vossa ajuda.
AJS

Anónimo disse...

Depois de ter entrado neste blog e ter lido várias variantes de tipo de tratamentos, tentei fazer uma experiência, uma vez que desde há algum tempo, em consulta e depois de ter feito alguns exames o meu médico disse que tinha um pequeno problema de próstata. Eu já vinha verificando que o fluxo de urina era um pouco forçado e fino. Como tenho em casa no meu jardim uma anoneira que nunca deu fruto, talvez por ter sido nascida motivada por semente. Peguei em 3 folhas da anoneira e coloquei em 0,75 litro de água e fiz um chá. A verdade que passados 30 dias começo a sentir que me é muito mais fácil urinar e o fluxo é mais abundante. Terá sido deste chá? Não sei mas a verdade é que parece ter resultado. Vou continuar a fazê-lo, porque me sinto muito melhor que antes desta experiência. Agradeço a todos as suas experiências

Afonsoli disse...

João
Fui operado da prostate,fas 5 anos et actuellemente tenho o PSA à 0,76,à 4 semanas comecei a tomar curcuma todas as manhas et hoje vis o seu blog,ja comprei as annonas
et vous comecar à comelas de manha passo novas analyses no mes de Marco, obrigado pelo seu blog et à todos pelos comentarios,desculpen pelo erros,mas à traducao e difficile
O Français

A. João Soares disse...

Merci, Afonsoli,
Il y a beaucoup de personnes qui utilizent anona et sont satisfaites. Il y a d'autres produits naturels bons pour la santé. Cette blog est trés utile por beaucoup de personnes, ce qui me donne du plaisir.


ston disse...

Anti inflamatórios naturais.

Patrícia disse...

Muito obrigado por partilhar estas informações com todos nós.tudo de bom para si.bem haja

A. João Soares disse...

Obrigado Patrícia pelas suas palavras. Este blog foi criado com intenção de ajudar. Felizmente, muitos visitantes compreendem esta boa-vontade e enviam-me textos de muito interesse que vou publicando, sempre que me indicam o URL da origem, a fim de o confirmar e de o deixar para os visitantes, para não ficarem com dúvidas de que não de fantasia minha. Ao longo destas páginas encontra muitas dicas úteis para muitos e diversos problemas de saúde. Nos últimos 30 dias teve 9.128 visitantes, o que é uma estatística muito encorajadora. Beijo

A. João Soares disse...

Pode encontrar o aloé vera em instalações dos Padres Franciscanos, tendo sido um dos seus irmãos o maior divulgador de que ouvi falar. Também pode encontrar em casas especializadas em produtos dietécticos. Desejo as melhoras do seu filho.

João Franco disse...

Anona-comum (annona cherimola), fruta-do-conde (annona squamosa) e graviola (annona muricata) são três frutas diferentes. Supostamente é a graviola que tem propriedades anti-tumorais, mas é uma árvore que dificilmente se adapta a Portugal, ao contrário da anona-comum.