Páginas

domingo, 20 de setembro de 2009

Alimentação errada potencia enfartes

Erros nutricionais potenciam enfartes
Extraído do JN de 20 de Setembro de 2009

Um terço das doenças cardiovasculares, a principal causa de morte em Portugal, resulta da má alimentação e de estilos de vida pouco saudáveis, disse à agência Lusa Joana Sousa, da Associação Portuguesa de Dietistas.

A educação alimentar está no topo das preocupações dos dietistas portugueses, que vão reunir-se em congresso nos próximos dias 25 e 26 de Setembro. "As pessoas deixaram de se preocupar com a alimentação, deixaram de lhe dar importância", lamenta Joana Sousa, da direcção da APD. "Hoje qualquer pessoa acha que percebe de alimentação, mas muitas vezes têm apenas um conhecimento genérico e nem sequer o aplicam na prática", realça.

A dietista salienta que a educação alimentar deve ser feita a vários níveis, incluindo prevenção primária (evitar factores de risco), secundária (detecção precoce de problemas de saúde) e terciária (limitar a progressão da doença e minimizar suas consequências).

"A prevenção primária centra-se nas crianças e nos jovens, por isso a escola assume um papel fundamental, já que é ali que passam grande parte do tempo. Os bares, por exemplo, devem disponibilizar alimentos saudáveis e preferencialmente encerrar à hora de almoço, para que os alunos almocem no refeitório", sugere a especialista.

Joana Sousa sublinha que, para além de um terço das doenças cardiovasculares estarem associadas a erros alimentares, a má alimentação tem outras consequências negativas: a obesidade é crescente e doenças antes diagnosticadas quase exclusivamente em adultos, como a diabetes tipo II, surgem agora em crianças.

Outro dos efeitos é o síndroma metabólico, "uma patologia que associa três factores: a obesidade, a alteração do perfil lipídico (colesterol e triglicéridos) e perímetro abdominal". Salientando o papel dos dietistas na promoção da saúde e educação alimentar na comunidade, Joana Sousa destaca igualmente a intervenção das autarquias e dos centros de saúde.

O Congresso Português de Dietética e Nutrição, dedicado à "Emergência de Bem Nutrir", termina uma semana dedicada ao tema e é antecedido, nos dias 23 e 24 de Setembro, pela Diets'2009, uma conferência internacional que abordará a forma como os dietistas podem trabalhar e melhorar a saúde nutricional das populações da Europa através de um trabalho multidisciplinar.

NOTA: Neste blogue, pretende-se associar a alimentação à saúde, em sintonia com Joana Sousa. Já aqui se encontram muitos temas para meditação e esperamos que os visitantes enviem mais material para tornarmos este «centro de documentação» melhor abastecido e mais útil. Podem utilizar o endereço de e-mail constante em «Ver o meu perfil completo»

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado por Blog intiresny