Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

sábado, 29 de dezembro de 2012

Sonhar acordado melhora a criatividade

Sonhar acordado melhora a criatividade
O ato de sonhar acordado aumenta a criatividade e ajuda as pessoas a resolver problemas complexos. A conclusão é de um grupo de investigadores internacionais das universidades da Califórnia e de British Columbia, nos EUA e Canadá, e do Max Planck Institute, na Alemanha.
 
Os investigadores convidaram um grupo de participantes no seu estudo a completar o "teste incomum da utilização", um teste que desafia as pessoas a pensar em todas as alternativas possíveis que lhes surjam para a utilização de um determinado objeto.
 
Depois de completarem o teste uma primeira vez, os voluntários fizeram-no uma segunda mas, entre os dois testes, tiveram de efetuar uma de quatro coisas: completar uma tarefa exigente, que lhes ocupasse a mente; completar uma tarefa pouco exigente, que desse às suas mentes a possibilidade de divagar; fazer um intervalo de 12 minutos ou saltar o intervalo e regressar ao teste.
 
Os resultados do estudo recente, destinados a publicação na revista científica Psychological Science, mostraram que o único grupo que obteve um melhor desempenho no segundo teste foi aquele cujos membros completaram, pelo meio, uma tarefa pouco exigente. 
 
Os elementos desse grupo revelaram ter tido muito tempo para sonhar acordados, o que faz os investigadores acreditarem que isto os ajudou a pensar de forma mais criativa.
 
De realçar que este é o terceiro estudo num ano que demonstra os benefícios de sonhar acordado. Outros dois trabalhos tinham já comprovado que quem sonha acordado tende a ter uma melhor memória de trabalho e até a ser mais inteligente, além de que este hábito ajuda os "sonhadores" a retirar ilações de experiências anteriores e a prepararem-se para lidar com o mundo.
 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Gripe A1 (H1N1) - Prevenção Natural


Eis algumas precauções:

1. Como mencionado na maior parte das publicidades, lave as mãos frequentemente.

2. Evite, na medida do possível, tocar no rosto com as mãos.

3. Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contato com outras pessoas, ou quando chegar em casa, faça gargarejos com água morna contendo sal de cozinha.
Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarejos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus. De certa maneira, os gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada.
Não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz.
Os vírus não suportam a água morna contendo sais.

4. Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpe as narinas com a água morna e sal. Assoe o nariz com vigor, e, em seguida, com um cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água morna com sal, passe nas duas narinas. Este é um outro método eficaz para diminuir a propagação do vírus.
O uso de potes nasais para limpeza das narinas, contendo água morna e sal de cozinha, é um excelente método para retirar as impurezas que albergam os vírus e bactérias; trata-se de um costume milenar, da India.

5. Reforce o seu sistema imune comendo alimentos ricos em vitamina C.
Se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegure-se de que contem Zinco, a fim de acelerar a absorção da vit. C.

6. Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.). As bebidas quentes limpam os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua proliferação."

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Colesterol reduz-se com beringela

Reduzir o colesterol - Receita da Beringela (sonalum melogena)

Originária da Índia, foi trazida para a Europa pelos árabes, através da Península Ibérica.

Da mesma família que o tomate, a sua versatilidade faz com que integre grande parte da culinária internacional, e bastante usada na cozinha vegetariana.

A beringela de qualidade deve ter o pedúnculo verde e rijo, o fruto escuro, sem manchas e macio, de pele fina, e brilhante e sementes claras.

Pode ser assada, cozida, grelhada, recheada, refogada e frita.No entanto, devido à textura esponjosa, absorve muito óleo e aumenta em 4 vezes a quantidade de calorias da refeição.

Reduza o colesterol:

Para além de um óptimo ingrediente para as refeições diárias, a beringela é, há muito tempo, usada para reduzir os níveis de colesterol no sangue

Ingredientes:
-1 Jarro de vidro de 1,5 litros
-1 Beringela
-1 litro de água potável

Preparação:
Encha o jarro com o litro de água,
Lave bem e corte a beringela em bocados
Coloque os pedaços de beringela no jarro com água
Deixe repousar durante a noite
Há quem adicione sumo de limão, porque diz o povo que ajuda a perder peso.

Depois de deixar repousar durante uma noite, escorra a água para um outro jarro ou garrafa (sempre de vidro) e beba o líquido durante o dia.
Deve repetir este processo durante 3 dias e repousar outros 3.
Deve fazer isto por um período de 3 semanas.

Conselhos:
Consulte o seu médico ou vá à farmácia para medir os níveis de colesterol antes e depois deste processo, para ter forma de comparação e saber se está a resultar.

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