Páginas

domingo, 27 de setembro de 2009

Produtos bons para a saúde

Transcrição de algumas passagens do artigo de Catarina Cristão no DN de 27-o9-2009 Dez produtos que evitam doenças e dão mais vida

Escolher alimentos saudáveis ajuda a prevenir várias doenças. Novos estudos indicam que é este um elemento-chave na recuperação de problemas tão graves como o cancro.

Uma alimentação saudável e equilibrada não só previne algumas doenças como pode ser uma arma na recuperação de problemas graves como o cancro. As refeições têm, um importante peso na reabilitação. Frutas, legumes, azeite e leite, por exemplo, nunca devem faltar à mesa, aconselham os especialistas.

Uma alimentação bem cuidada leva a uma maior protecção do organismo, que depois consegue suportar melhor os efeitos secundários dos tratamentos e atingir alta hospitalar mais cedo.

A alimentação diária deficiente contribui com cerca de 35% do índice de mortalidade por cancro, seguido pelo tabagismo, alcoolismo e poluição. Uma dieta saudável poderá prevenir muitos novos casos de cancro anualmente. Também as doenças cardiovasculares estão, na maioria dos casos, relacionadas com uma má alimentação. As gorduras, como a manteiga e banha de porco, por exemplo, são sempre de evitar.

E tanto na prevenção como no tratamento de doenças, as carnes brancas, a fruta e os vegetais devem marcar presença à mesa. A sopa alimenta e deixa-nos saciados. Se não for triturada, melhor ainda porque retém todas as fibras. Uma alimentação típica mediterrânica, rica em frutos, legumes, cereais integrais, peixe e azeite está associada a uma redução do risco de doenças.

Para obter informação de vários produtos faça clique no respectivo link:

Alho: deve comer-se cru,
Chá verde: protecção numa só chávena,
Sardinhas: as mais saudáveis do planeta,
Leite: três copos por dia,
Maçãs: uma para afastar o médico,
Frutos vermelhos: "um escudo de defesa",
Azeite: ajuda na prevenção de doenças do coração,
Frutos secos: baixam o colesterol,
Tomate: combate o cancro da próstata,
Bróculos: presentes em todas as sopa,
Azeitonas: como escolher um aperitivo saudável,

2 comentários:

Adelaide disse...

Querido Amigo João,

Obrigada por este seu blog com tanto valor. É preciso dar toda a atenção a tudo o que nele se diz porque está envolvida a nossa saúde.

beijos
Milai

Maria Letr@ disse...

Sendo eu uma pessoa com muito interesse por assuntos ligados à saúde, encontro neste blogue coisas de muito interesse, como referi já. Por tal motivo, sempre que o tempo mo permitir, virei visitar esta sua página, amigo João Soares.
Um beijo.
Maria Letra