Páginas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Evite viver com o inimigo

Recebido por e-mail de uma emigrante na Venezuela, com carácter de urgência.

Difembaquia da variedade camila

Eu nunca usei meios como este para emitir uma mensagem urgente, porque eu tenho pensado que se deve evitar o alarmismo desnecessário. É certo que esta história e aconteceu com um parente na última semana…

Este arbusto assim bonito que nós vemos na foto, chamada difembáquia da variedade camila, que é vendido como o que é, uma planta decorativa bonita que na aparência é inofensiva, na realidade ele é um dos tóxicos mais poderosos da natureza.

O meu parente, há quatro dias, estava a tratar as plantas do seu escritório e da haste de um difembaquia como essa da foto e por um acto reflexo levou à boca durante menos de um segundo, uma parte da haste. Imediatamente sentiu que se queimava… correu para a casa de banho e ao ver a sua cara ficou aterrado por ver que estava todo inchado. A língua cresceu diversas vezes… Um amigo que estava com ele, levou-o de táxi à clínica… O trajecto, de pouco mais ou menos meia hora, pareceu-lhe eterno.. . Cada vez podia respirar menos e a dor intensa nas vias respiratórias era insuportável.

O amigo do parente teve a precaução de levar uma parte da planta à clínica. Ali atenderam-no de imediato e administraram-lhe os primeiros socorros , consistindo em aplicar-lhe medicamentos à base de corticóides para contrariar o hiperactividade brônquica e pôr-lhe oxigénio. Foi internado na Unidade de Cuidados Intensivos e os intensivistas temiam que pudesse acontecer uma paragem cardíaca. Estiveram a poucos minutos de o entubarem ele. Em todo o caso os seus órgãos respiratórios internos sofreram grave afecção… Um dos pulmões chegou a parar, a parte interior das vias aéreas superiores encheu-se de chagas, a sua boca dos aftas, e a dor era tão intensa que nem sequer ao morfina o aliviava.

Na UCI permaneceu até ontem, sábado. Os seus médicos estão assombrados de que tenha sobrevivido mais de dez minutos ao contacto com a planta venenosa…

Eu li algo sobre esta planta na Internet, e só uma página sobre plantas ornamentais indica de maneira aproximada qual é o seu nível do toxicidade, que é, na verdade, extremo…

A sua seiva que se concentra na haste e próximo do pecíolo próximo, foi usado tradicionalmente por nativos amazónicos para envenenar a extremidade de seus dardos de caça. O simples contacto da mão nos olhos após s sua manipulação, produz o cegueira temporária. Pode causar a morte de um bebé em pouco menos de dez segundos e normalmente asfixia em pouco menos de vinte minutos uma pessoa. Nunca se deve manipular sem luvas de cabedal ou de borracha e mesmo assim com extrema precaução.

A informação disponível na Internet trivializa o seu potencia letal... Como é tão popular, vale a pena que a comunidade conheça as suas características naturais para que decidamos se vale a pena tê-la como ornamento, si um simples contacto casual, acidental ou provocado pode causar-nos a morte em poucos instantes.

Esta mensagem deve ser difundida a todos os contactos; a instituições .. Devemos procurar salva alguma vida e de qualquer forma, advertir do perigo da sua presença no nosso quotidiano.

CARLOS GÓMEZ C.
Defensor Público

3 comentários:

Maria Letr@ disse...

Em primeiro lugar, amigo João Soares, muitos parabéns! Um blogue de muito interesse.
Quanto a esta notícia, soube dos perigos desta planta quando vivia em Itália, tendo-me sido contado um caso semelhante que aconteceu com uma criança. Não faz parte do "jardim" da minha casinha. Não a quero.
Desejo-lhe muito sucesso para os textos aqui inseridos, pela importância que tem a alimentação na saúde de todos nós.
Um abraço.
Maria Letra

A. João Soares disse...

Cara Amiga Mizita,
Um dos incentivos para criar este blog foram as suas dicas sobre saúde obtida por métodos naturais, que a Mizita disse várias vezes. Aqui coloco tudo o que me chegue às mãos e que considere de interesse. As suas ajudas serão sempre bem-vindas. Por exemplo, espero uma indicação sua para uma alimentação simples saudável, fácil de preparar, para um dia inteiro.

Beijos
João

Anónimo disse...

http://maniadasplantas.blogspot.com/2010/01/mitos-urbanos-mitos-urbanos-lendas.html

Por favor verifique este tipo de notícias antes de as divulgar assim de forma tao sensacionalista.