Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Retardar o envelhecimento

O que faz as pessoas sentirem-se idosas é o discurso social de que se está velho e que, portanto, já não se é capaz nem vale a pena continuar a ter uma vida com qualidade.

Para parar a delapidação somática-gnósica (a perda de competências físicas e mentais, principalmente a memória), os gerontólogos propõem estratégias para tirar os "pantufeiros" de casa e preservar a história de vida e a auto-estima. A criação de bancos de memória - com histórias, fotos e tudo o que ajude o idoso a activar a sua memória e interagir com a família - é uma forma eficaz de o fazer. Enfim há que Retardar o envelhecimento com ler, escrever e contar.

A estimulação cognitiva pode também fazer-se com actividades semelhantes às que desafiam as crianças, como ler em voz alta, interpretar textos, fazer contas e escrever diários. "Não é preciso tecnologia de ponta", será útil, por exemplo, arranjar um cão para que tenha algo que cuidar e obrigue a sair de casa.

Para ler mais, faça clique no link acima.

Sem comentários: