Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Cardo Mariano, planta medicinal

Sua Excelência o "Cardo Mariano"


Cardo Mariano é uma planta medicinal amplamente utilizada na Medicina Tradicional Europeia.

Em França as raízes, folhas e frutos são usados no tratamento de prisão de ventre crónica, de várias doenças hepáticas tais como a icterícia, cálculos biliares, hepatite e fígado gordo, como descongestionante do sistema circulatório, no tratamento de hemorróidas e úlceras varicosas e, como anti-alérgico no tratamento da asma e urticária.

Em Itália, os frutos do Cardo Mariano são usados no tratamento de doenças do fígado, devido à sua acção desintoxicante e, também, pelas suas propriedades diuréticas e cardiotónicas.

Na Alemanha e na Hungria, em Medicina Tradicional, os frutos do Cardo Mariano são usados no tratamento de cálculos biliares devido à sua acção colagoga, estimulante da circulação entero-hepática e protectora do fígado.

Na Grécia o Cardo Mariano é usado no tratamento de varizes, pedras da vesícula e na úlcera duodenal. A Medicina Homeopática também utiliza as tinturas dos frutos do Cardo Mariano no tratamento de doenças do fígado, cálculos biliares, peritonite, pleurite, congestão do útero e varizes.

Maria Letra
Fonte de informação :http://www.calendula.pt/descPlanta?id_planta=3

Sem comentários: