Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O Chuchu (Sechium Edule)

Alguma informação sobre o valor deste vegetal/fruto:

O chuchu, também conhecido pela designação 'Sechium Edule', é um vegetal que pertence à categoria dos frutos. A sua origem é atribuída à América Central (Costa Rica e Panamá).

É de fácil digestão, rico em fibras e pobre em calorias, sendo aconselhável a pessoas que seguem um regime alimentar especial, para equilíbrio de peso.

Na Madeira é conhecido por pepinela ou pimpinela e, nos Açores, por machuco ou Caiota.

É uma fonte de potássio e Vitaminas A e C.

Quando for comprar este fruto, certifique-se de que está exposto em espaço refrigerado, afim de garantir a sua conservação, pois deteriora-se muito facilmente. Depois de colhidos, deverão ser mantidos à temperatura ambiente por um período não superior a 3/5 dias. Se soubermos, previamente, que não irá ser usado durante esse curto período, será aconselhável colocá-lo na parte inferior do frigorífico, não devendo, porém, exceder 6/8 dias, dentro do mesmo. Devem ficar no frigorífico envolvidos em saco apropriado, porque tende a queimar-se, dada a sua sensibilidade a baixas temperaturas.

Cuidados a ter: Não deveremos comer o chuchu cru. Trata-se dum vegetal duro e, quando cortado, deveremos fazê-lo debaixo de água corrente pois tem um líquido que se cola aos dedos.

Usa-se refogado e, depois, transformado em creme, na sopa, souflés, bolos ou saladas ou, ainda, cozido com feijão, com a casca, batatas e maçarocas de milho, como acompanhamento de outros pratos. Para a confecção de souflés, convém usar o chuchu bem maduro e com a parte de baixo a abrir, o que torna o souflé excelente. A sua aplicação neste prato é muito aconselhável, pela riqueza que este fruto tem em vitaminas B e C, sais minerais, cálcio, fósforo e ferro. A casca deve ser removida antes, ou depois, de ter sido cozido.Todavia, para refogados ou sopas, aconselha-se a escolha de frutos jovens, de casca brilhante e, neste caso, podem ser consumidos com a casca e com o miolo.

As folhas, a flor ou as raízes do chuchu devem ser aproveitadas. Depois de convenientemente lavado, nada deverá ser desperdiçado.

Maria Letra

Transcrição do blog Alimentos e produtos naturais, com prévia anuência da autora.

Sem comentários: