Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Combinações Alimentares

As boas combinações alimentares são, quanto a mim, mais importantes do que comer, ou não, por exemplo, carne.

Frequentemente, ouvimos pessoas queixarem-se de terem o estômago dilatado, de sofrerem de gases e/ou azia, etc. Um bom número desses distúrbios não está apenas ligado àquilo que tenham comido, mas sim à má combinação entre os vários nutrientes que entraram na confecção do prato que fizeram ou que lhes foi servido. No Porto, por exemplo, é muito usado fazer as tripas à moda do Porto, um prato delicioso, para quem o aprecia, mas que tem muitos "senãos". Confeccionado com feijão é, normalmente, acompanhado com arroz, o que faz uma péssima ligação. Trata-se de dois amidos que combinam muito mal entre si.
Não convém, por exemplo, misturar cereais uns com os outros, na confecção de pratos.

Compatíveis:

(Frutas + Grãos germinados)-(Frutas Doces + Frutas Doces)-(Frutas Ácidas + Frutas Ácidas)-(Cereal + Hortaliça)-(Carne + Hortaliça)

Pouco Compatíveis:

(Frutas Doces + Frutas Ácidas)-(Hortaliças + Lacticínios)-(Gorduras, Óleos + Carne)-(Cereais, Leguminosas + Carne)-(Cereais + Açúcar)-(Broto de Feijão + Frutas)

Incompatíveis:

(Fruta + Hortaliça (Excepção: Maçã e Limão))-(Fruta + Açúcar)-(Cereal + Lacticínios)-(Cereal + Carne)-(Carne + Lacticínis)-(Ovos + Lacticínios + Carne)

Sendo necessário, pela sua importância, ter em atenção a boa combinação dos alimentos, quando cozinhamos, sugeria elaborassem um mapa e o colocassem nas Vossas cozinhas, afim de terem sempre à mão estes preciosos dados quando confeccionam os Vossos menus.

Maria Letra
Transcrito do blog Alimentos e produtos naturais onde foi publicada por Maria Letra.

2 comentários:

Maria Letra disse...

Meu querido amigo João Soares,
Embora este blogue não seja propriamente para comentar, mas sim para estudar, analisar, experimentar e, depois, eventualmente, comentar, eu queria agradecer-lhe a Sua colaboração passando para este útil cantinho, alguns dos meus textos. Visite-me sempre que quiser e puder. Só posso sentir orgulho nisso.
Um grande abraço.
Maria Letra

A. João Soares disse...

Querida Mizita,

Este blogue tem aproveitado artigos de vária origem e, principalmente nos últimos tempos do seu blogue que tem muitos temas de interesse geral que devem ter a maior divulgação.
Estas transcrições enriquecem este espaço, mas é com vista ao interesse público, colocando-os mais visíveis, ao alcance de mais pessoas.

Bem haja pela sua disponibilidade

Beijos
João