Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cabrito assado à Serra de Agra


Introdução

Cerca de 4 500 hectares da Serra d’ Arga fazem parte da Rede Europeia Natura 2000.
Esta Serra encontra-se em território de quatro concelhos: Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
Contudo, o concelho de Caminha é aquele que possui em melhor estado de conservação, quer o património natural quer o seu património humano (cultural, etnográfico, histórico e arquitectónico), encontrando-se muito bem representado pelas aldeias pastoris conhecidas pelas “Argas”: Arga de S. João (onde está o mosteiro de S. João d’ Arga), Arga de Baixo e Arga de Cima.

Estas três freguesias caminhenses possuem no seu conjunto cerca de 175 habitantes, com idades em média compreendidas entre os 50 e os 65 anos, possuindo apenas 5 alunos na Escola Primária. Isto num concelho bem desenvolvido a nível do turismo, dos serviços e da indústria, para além das “Argas” apenas localizarem-se a pouco mais de 10 km da sede do concelho. Este despovoamento acelerado das “Argas” , bem como o envelhecimento da sua população, sem regeneração juvenil é característico de todas as comunidades rurais de montanha que se encontram espalhadas por todo o país, essencialmente na região Norte.

Receita

Ingredientes (para 8 Pessoas):

1 Cabrito da Serra d’ Arga de 4 a 5 Kg.
Alho
Salsa e cebola
Pimenta Branca
Pimentão
Vinho Branco e Vinagre
Sal Grosso

Para o Arroz de Carqueija
1 Kg de Arroz
1 galinha do campo
presunto da Montaria q.b.
rebentos de carqueija q.b.
1 cebola
1 ramo de salsa.

Modo de preparação:

Depois do Cabrito bem amanhado é cortado em pedaços e colocado numa boa vinha de alhos durante 24 horas.

No dia seguinte prepara-se uma assadeira de barro em que se coloca previamente uma base de cebola , pequenas rodelas de cenoura e salsa.

Depois de tudo pronto rega-se com um bom vinho verde branco e vai ao forno durante 40minutos.
Vai-se voltando as peças de carne e regando com a vinha de alhos.

Mais ao menos a meio tempo colocam-se as batatas que ficam a assar até ao fim.

Para o Arroz de Carqueja

Prepara-se um caldo que é produto da cozedura de uma galinha do campo e um pedaço de presunto da Montaria.
Para 1 quilo de arroz são necessários mais ou menos 2 litros de caldo. Põe-se no caldo uma boa manada de rebentos de carqueja bem lavados,uma cebola e um ramo de salsa.

Bom apetite!!!
Geralmente a sobremesa consta de Bolo de Mel.

Sem comentários: