Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Qual o café mais forte?

Qual o café mais forte? O curto ou o cheio?

Eis a resposta dada pela Delta Cafés:

Em resposta à sua questão, venho por este meio informar-lhe de que:

Bica "curta"
Volume total - ± 25 cc
Conteúdo de cafeína 87,0 mg

Bica "normal"
Volume total - ± 35 cc
Conteúdo de cafeína 94,5 mg

Bica "cheia"
Volume total - ± 45 cc
Conteúdo de cafeína 98,1 mg

Sendo assim, podemos concluir que um café expresso (vulgar "bica"), resulta da pressão a que a água atravessa as partículas de café moído e da consequente emulsão que essa pressão origina, das substâncias gordas do café – os óleos aromáticos e os colóides – o que caracteriza e distingue esta bebida das restantes pela sua densidade, creme, corpo e sabor persistente na boca.

Reconhece-se um bom expresso pela cor e textura do creme à superfície, o qual deverá ser levemente acastanhado (cor avelã) e com ligeiras nuances mais escuras no centro e sem "Bolhas". A sua espessura deverá ser de 3 a 4 mm e consegue-se analisar essa espessura se ao deitarmos açúcar na bebida, o creme consiga sustentar durante poucos segundos essa quantidade de açúcar, indo-se depositando no fundo da chávena de forma gradual.

Quero-lhe pedir desculpa por só agora lhe estarmos a responder e quero aproveitar para lhe informar de que caso necessite mais alguma informação, por favor não hesite em contactar-nos novamente!

Com os melhores cumprimentos,

(Núcleo Inovação & Concepção)
Novadelta, Comércio e Indústria de Cafés, S.A.
Herdade das Argamassas
7370 - 171 Campo maior
Tel: 268680000 \ Telm: 932682417
Fax: 268688961

A partir de agora já sabe:

Quer menos cafeína??

Então sai ...ITALIANA!
Não mais o “Abatanado”! Nem a “cheia”

3 comentários:

maria teresa disse...

Neste campo, tenho o problema completamente resolvido, não me batam... não gosto de café.
Bj

A. João Soares disse...

Cara Maria Teresa,

Ninguém deve bater-lhe. Embora seja um hábito enraizado, porque sim, isto é, sem as pessoas saberem quais as razões porque o tomam, conheço várias pessoas que não o tomam, ou por problemas cardíacos, ou por nervosismo, ou porque irrita o estômago.

Beijos
João

Jackeline Depp disse...

Olá novo amigo João, quero imensamente lhe pedir, se poderia colocar uma postagem sobre um menininho que tem uma doença muito triste, aquela que precisa tomar o ÓLEO DE LORENZO...Lá no Blog JDM, explico tudo direitinho... Por favor, ajude-nos...Hoje falei diretamente com a avó do Gabriel e tive novas notícias sobre ele através da mãe... Conto com sua cooperação, quem sabe venha alguma ajudinha daí de Portugal!!!risos
Abração e uma ótima noite... Nossa, já são passado de meia-noite aqui no Brasil...Vou dormir, tchauzinho, by!!!
Jackeline-Curitiba-Paraná-Brasil
http://johnnydeppmadness.blogspot.com/