Páginas

domingo, 27 de dezembro de 2009

Inconvenientes do colesterol

Alimentos com colesterol aumentam risco de Alzheimer



Consulte os rótulos dos alimentos. O colesterol alimentar pode aumentar o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas como o Alzheimer. O estudo, do australiano Prince of Wales Medical Institute, foi efectuado em ratos e posteriormente testado com células cerebrais humanas.

A acção do colesterol no cérebro parece cifrar-se no aumento de produção de beta-amilóides, proteínas sem função determinada, cuja acumulação está relacionada com a doença de Alzheimer. Os investigadores responsáveis, citados pelo jornal britânico Daily Express, dizem ter descoberto também que as proteínas ABC, que expulsam o colesterol das paredes arteriais, também estão presentes no cérebro.

Em Portugal, segundo números revelados pela Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Pessoas com Alzheimer em 2006, estima-se que 60 mil pessoas sofram desta doença.


Nota Pessoal:
É sabido que defendo o recurso a alternativas à carne, conhecedora como sou dos seus efeitos quando se abusa dela na alimentação. Ao escrever isto recordo um velho amigo que, sempre que comia cabrito, no dia seguinte não podia andar com fortes dores nos pés, tendo necessidade de metê-los em água fria, afim de aliviar-lhe as dores. Todavia, as informações que reputo de mais importantes, trago-as a este blogue no sentido de - caso ocorra serem lidas por pessoas com variadas experiências pessoais - poder conhecer outras opiniões. Não sou formada em saúde e, portanto, não gostaria de ser interpretada como sendo alguém que pretende alterar hábitos ou convencer alguém de que a minha opinião está recheada de 'saber'. Como, pessoalmente, a minha experiência tem-me ensinado muita coisa, estou convencida que, se seguirmos uma alimentação correcta, viveremos melhor. Qual a alimentação correcta? A que está provado trazer, realmente, benefícios concretos à nossa saúde.

Aproveito para dar um conselho a quem tem um pouco de peso a mais: Um bom copo de água morna, logo pela manhã, com algumas boas gotas de limão. Eu não prescindo dele porque me sinto muito bem depois de tomá-lo e, talvez por isso, não consigo engordar ... o que é pena!


Maria Letra
Fotografia da autoria de Miguel Letra



Sem comentários: