Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Diabetes

O número de pessoas com diabetes está a aumentar em todo o mundo e, naturalmente, Portugal não é excepção. Se existem actualmente entre nós cerca de 400.000 diabéticos iremos provavelmente ter no ano 2025 perto de 700.000. Este aumento, devido fundamentalmente à diabetes tipo 2, é um problema alarmante de saúde pública em termos humanos, sociais e económicos.

Nenhum país ou população está imune a esta epidemia, estreitamente relacionada com a mudança rápida dos hábitos alimentares que, em menos de 50 anos, passaram de uma alimentação tradicional mais ou menos escassa e uma vida activa para um sedentarismo crescente e uma alimentação abundante, rica em gorduras e açúcares.

Uma alimentação equilibrada está indicada para todos os que prezam a saúde. Mas se pertence a um dos grupos de risco ou se tem diabetes, uma alimentação correcta constitui um pilar fundamental na prevenção do seu aparecimento ou no seu controlo, bem como na prevenção de eventual aparecimento ou desenvolvimento das complicações agudas e crónicas.

Uma alimentação pobre em açúcar, rica em fibras e vegetais, com pouco sal, com gorduras mono insaturadas e ácidos gordos ómega 3 é tão importante para um diabético como para todos os que querem ter um estilo de vida saudável.

O cumprimento de um programa fraccionado e equilibrado contribui decisivamente para um bom equilíbrio da diabetes. Quer em pessoas que fazem tratamento oral quer nas que fazem insulina, um bom programa alimentar é essencial e, em muitos casos, torna-se mesmo suficiente para a compensar.

Fonte: Roteiro gastronómico de Portugal

Oferta da Amiga

2 comentários:

Fernanda disse...

Querido amigo João,

Isto aqui é só saúde...

Venho trazer a minha mensagem para o Ano Novo. Prometo continuar a minha humilde contribuição.

Que o ano que se finda seja visto como um aprendizado, porque na senda da vida, cada um de nós é um eterno aprendiz, aprendendo com as vicissitudes diárias que servem para descobrirmos os motivos de nossa actual existência.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Querida Ná

Muito obrigado. Endosso os seus votos a todos os nossos visitantes.

Beijos
João