Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Açorda de Marisco

Açorda de Marisco! Um Magnífico Prato!




Coloque ameijoa do Algarve (da mais escura e grande) e mexilhão, depois de muito bem lavados, dentro dum recipiente (um recipiente para cada qualidade de marisco) deitando fora aquele que estiver já aberto e, aparentemente, morto. Deixe assim, uma a duas horas, em local fresco.

Ponha a cozer camarões frescos e algumas gambas. Não deite fora a água onde cozeram.

Coloque, numa panela de pressão, azeite, 4 dentes de alho com a pele, 2 folhas de louro e um molho de coentros. Deixe aquecer e meta, imediatamente, o marisco de concha, depois de bem passado por água fria, afim de retirar-lhe o sal e a areia que, entretanto, largou.
Atenção: verifique, um a um, se o marisco está todo vivo.

Depois da panela de pressão começar a apitar, deixe cozer durante 10 minutos.
Quando estiver pronto, retire da panela de pressão e separe as conchas.

Passe por um coador fino, a água de cozer as ameijoas e o mexilhão. Junte-lhe uma parte da água de cozer o camarão e as gambas.

Coloque meia chávena almoçadeira de azeite num tacho, com 5 dentes de alhos bem esmagados. Deixe fritar uns segundos e coloque dentro a água de cozer o marisco, até à altura duma mão transversal (4 ou 5 dedos de altura).

Desligue o disco e coloque dentro 4 pães cortados aos bocadinhos muito pequenos e deixe de molho durante uns 5-8 minutos.

Em seguida, volte a levar ao lume, deixando ferver durante 20 minutos e mexendo sempre para não pegar ao fundo. É importante que o pão fique macio e bem desfeito.

Coloque dentro, então, todo o marisco. Deixe cozer, sem parar de mexer, durante mais 10 minutos.

Na altura de servir, coloque 2 ovos, levemente batidos, deixando-os cozer. Misture bem na açorda.

Há quem prefira colocar 3 ovos no topo da açorda, deixando-os escalfar em lume brandissimo.

Finalmente, cortar um raminho de salsa e juntar à açorda.

Maria Letra
Imagem da net

1 comentário:

maria teresa disse...

Estou lambendo "as beiças" mas não será muito calórico? Lol
Bjis