Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Salmão - use e abuse.



Ómega 3 reduz o risco de cancro da mama.

Um novo estudo, publicado em Junho deste ano, fundamenta que o consumo de peixe rico em Ómega 3 reduz o risco de cancro da mama, pré e pós menopausa.

Um novo estudo, publicado em Junho deste ano, fundamenta que o consumo de peixe rico em Ómega 3 reduz o risco de cancro da mama, pré e pós menopausa. Um estudo que poderá acompanhar de forma mais detalhada em http://www.biomedcentral.com/1471-2407/9/216

Através deste estudo, é possível concluir que as pessoas que consomem mais de 101mg de EPA e 213mg de DHA diariamente apresentam um menor risco de contrair cancro da mama, comparativamente aqueles que consomem uma quantidade mínima deste tipo de ácidos gordos.

EPA e DHA são ácidos gordos Ómega 3, que podem ser produzidos no corpo a partir dos ácidos gordos Ómega 3 ALA (alpha-linolenic acid). Contudo o nosso organismo não é muito eficiente a transformar ALA em EPA e DHA, daí ser bastante importante a obtenção de ácidos gordos Ómega 3, através de uma alimentação saudável, com o consumo de peixes ditos mais gordos, como o salmão, sardinha e atum.

Considerado uma das melhores fontes de Ómega 3 e consequentemente de EPA e DHA, o salmão para além de saudável é um peixe saboroso e versátil, podendo ser confeccionado das mais variadas formas.


5 comentários:

A. João Soares disse...

Querida Ná,

É bom apresentar textos como este. Nem toda a gente acredita nestas dicas. Imagine que uma senhora de idade muito avançada colocava em dúvida o perigo de fumar e disse que conheceu pessoas que morreram de cancro do pulmão sem nunca terem fumado.
Claro que há várias causas, inclusivamente a genética, mas há cuidados que reduzem ao risco de forma muito acentuada.
Penso que se alguém levar a sério todos os cuidados aconselhados neste blog terá uma longa vida e com saúde.

Beijos
João
Do Miradouro

FERNANDINHA & POEMAS disse...

OLÁ QUERIDA AMIGA NÁ, BELÍSSIMA POSTAGEM... ADOREI A POSTAGEM AMIGA... ABRAÇOS DE CARINHO E TERNURA,
FERNANDINHA

Fernanda disse...

Querido amigo João,

Sabe que o José, devido aos valores altos detectados nas últimas análises, para além de uma dietinha sem gorduras, está a tomar cápsulas de salmão???
É verdade que temos cuidados e sem eles imagino quais seriam os valores...
Claro que não são nada de assustar, tanto assim que em vez de medicação normal, a médica só o mandou tomar as ditas cápsulas.

De facto, pode-se contrair cancro dos pulmões sem nunca ter fumado activamente, mas passivamente.
Ao fumar aumenta todas as possibilidades de o vir a ter, é óbvio.

Pois meu amigo, agora só faltam um pratinhos bem confeccionados de salmão para espevitar a vontade.
Eu adoro salmão de qualquer maneira, até em arroz. Acho que já cá está essa receita.

Beijinhos

Fernanda disse...

Fernandina, querida!

Veio conhecer outro dos Blogues onde estou com o meu amigo João Soares.

Obrigada, volte sempre.

beijinhos

A. João Soares disse...

A T E N Ç Ã O

AS IMAGENS QUE DESAPARECERAM NOS POSTS DESTA COLABORADORA DEVEM-SE, PROVAVELMENTE, A UM «LAPSO» DELA.
Pedimos paciência aos amigos visitantes.

Cumprimentos
João