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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

domingo, 11 de setembro de 2011

Ajudar os pais a dormirem melhor

Apresentamos a seguir soluções para esses problemas, por forma que toda a família possa dormir bem. 

Regule o relógio. «Dado que muitos problemas de sono dos idosos podem ser causados por alterações naturais nos seus ritmos circadianos, é possível regular os seus relógios biológicos fazendo simplesmente duas coisas», diz a Dr.ª Sónia Ancoli-Israel, professora de Psiquiatria na Universidade da Califórnia em San Diego.

Primeiro: incentive os seus familiares mais idosos a saírem de casa para apanhar luz solar todos os dias tão tarde quanto possível. A luz do Sol, ao entrar pelo nervo óptico até ao cérebro, vai activar a libertação de diversas substâncias químicas que os ajudam a ficarem acordados durante a tarde. Sugira que deixem os óculos de sol em casa para maior benefício. Mas se saírem de manhã, não devem esquecer-se dos óculos escuros, pois a luz matinal pode agravar o problema.

Segundo: sugira-lhes sessões de fototerapia, em especial durante o Inverno, quando a luz do entardecer é fraca e difusa. Compre-lhes um aparelho de fototerapia - que gera até 10 000 lux (lux é a intensidade de iluminação de uma superfície, que recebe o fluxo de 1 lúmen, uniformemente distribuído por cada metro quadrado) - e aconselhe-os a sentarem-se junto do aparelho todos os dias, entre as 19 e as 21h.

Não precisam de olhar para o aparelho, podem ver televisão, ler ou entreter-se com qualquer outra actividade. Se o aparelho emitir 10000 lux, deverão ficar em frente dele 20 a 30 minutos.

Existem dois tipos de aparelhos de fototerapia: um que emite luz azul e outro que emite luz branca. A luz azul é mais eficaz em pessoas jovens, mas não resulta tão bem quando a pessoa sofre de cataratas. «Por isso, arranje-lhes um aparelho de luz branca», aconselha a Dr.ª Sónia Ancoli-Israel. Informe-se com o médico.
 
Altere o horário ou a dosagem dos medicamentos. Os seus familiares idosos deverão perguntar ao médico se algum dos medicamentos que estão a tomar poderá estar a interferir no sono. «Em muitos casos», diz a Dr.ª Ancoli-Israel, «a alteração do horário ou da dosagem dos medicamentos pode diminuir a insónia. Por exemplo, a medicação para a tensão arterial que tomam de manhã que provoca sonolência durante o dia poderá ser tomada à hora de deitar. Com dois benefícios: não só reduz a tensão arterial como os ajuda a adormecerem.»
 
Esteja atenta às perturbações do sono. Se os seus pais se queixam de que mexem muito as pernas durante a noite ou que acordam porque ressonam, aconselhe-os a falarem com o médico sobre o assunto para despistar a síndroma das pernas inquietas ou a apneia do sono.
 
Trate as doenças. Se os seus familiares não dormem porque têm problemas de artrose que lhes provocam dor, sugira-lhes que peçam analgésicos ao médico. O tratamento de problemas de saúde pode ajudar a adormecer.
 
Faça-os andar. Sugira-lhes que saiam para dar um passeio, dançar ou fazer compras. Um estudo brasileiro recente mostrou que as senhoras de idade que se mantêm activas dormem uma hora mais do que as sedentárias e acordam menos vezes durante a noite.
 
Esteja atenta aos pormenores. Incentive os seus pais a utilizarem o quarto só para dormir, com um ambiente calmo e uma temperatura agradável. Sugira que não tenham um despertador à vista para não olhar para ele cada vez que acordam, que não ingiram álcool depois das 18h e que tomem um banho quente antes de se deitar.
 
Meias para dormir. «Um estudo suíço sugere que usar meias para dormir ajuda a induzir o sono», refere a Dr. ªAncoli-Israel. Parece que aquecer os pés faz diminuir a temperatura corporal central. E esta diminuição indica ao corpo que são horas de dormir.
 
ver aqui

3 comentários:

A. João Soares disse...

Cara Amiga Fê,

Agradeço estes conselhos para os nossos visitantes. Assim se continua uma acção útil para melhorar a saúde das pessoas.
Será interessante que cada leitor difunda pelos seus contactos o endereço deste blog. O contador de visitas é motivo de satisfação para os colaboradores,constitui uma recompensa moral para o trabalho de elaborar estes posts.

Cumprimentos para todos
Beijos para a Amiga Fê
João

A. João Soares disse...

Para saber mais sobre este tema, além de outros posts, sugiro a leitura dos seguintes (para os abrir, basta fazer clic no título respectivo):
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LASEFOIA. Doença grave
Reduzir fracturas ósseas
PRÓSTATA sem cirurgia
Água fria amiga de ataque cardíaco
INFARTO FEMININO
Idosos e excesso de medicamentos
Em caso de crise cardíaca
DICAS DE SONO...
Parkinson: 1º estudo epidemiológico em Portugal
Fonte da juventude está dentro de nós
Dinamarca e o bem-estar das pessoas
BRAQUITERAPIA
Importância do sono
Avanços médicos de 2010
Intoxicações
A dor nas pessoas idosas


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(continua)

A. João Soares disse...

(continuação)

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COMO DISSOLVER PEDRAS NOS RINS COM TRATAMENTO NATURAL
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Cuidados com a saúde depois dos 60 anos
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A importância da água e a Saúde...
Sal e a hipertensão
Água e Envelhecimento

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