Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

AVC exige prevenção

Transcreve-se o seguinte artigo alertando para os factores de risco:

DESTAK/LUSA  29 | 10 | 2010
O Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), a principal causa de morte em Portugal e responsável pelo internamento de mais de 27 mil doentes por ano, assinala-se hoje, com um alerta para a prevenção.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a cada hora morrem dois portugueses vítimas de AVC, que é responsável pelo internamento de mais de 27 mil doentes por ano, sendo que cerca de 15 por cento destes morrem durante o internamento.

Em cada dez AVC, nove “devem-se a um ou mais fatores de risco sobre os quais se poderia ter intervindo para anular o risco” de ocorrência.

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) aponta como fatores de risco:

a hipertensão arterial,
o sedentarismo,
a obesidade,
o excesso de colesterol,
o fumo de tabaco,
os erros alimentares, a diabetes,
o stress psico-social, o consumo de álcool e
algumas doenças do coração.

Para evitar um AVC, a SPC aconselha as pessoas a conhecerem os seus fatores de risco (medir a pressão arterial, o colesterol e a glicemia e verificar o ritmo cardíaco), a fazerem exercício físico, a comerem de forma saudável, a limitarem o consumo de álcool e a não fumarem.

Imagem da Net

Sem comentários: