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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bem estar físico e emocional na terceira idade

Não é difícil chegar à terceira idade com corpo e mente saudáveis. Alguns hábitos bem simples podem ajudar a manter a qualidade de nossas vidas, evitando inclusive problemas de saúde comuns nessa fase.

Aqui vão 10 dicas que podem ajudar a manter o seu bem estar físico e emocional. Vale a pena tentar.

  • 1 - Alimente-se bem

Dê uma atenção especial ao momento das refeições. Prefira uma alimentação natural, evitando exagerar nas carnes vermelhas, que são de difícil digestão. Na hora de comer, procure não assistir à televisão, falar sobre coisas desagradáveis ou pensar em problemas que precisam ser solucionados.

  • 2 - Harmonize sua casa

Para começar abra portas e janelas e deixe o ar e a luz entrarem. Assim, você ajuda a energia positiva a circular. Além disso, faça periodicamente uma boa limpeza e uma arrumação caprichada nos armários e gavetas. Se desfaça de tudo aquilo que não vai mais ser usado e guarde apenas o que for realmente útil ou importante. Objectos velhos e sem uso bloqueiam o fluxo de energia do ambiente e podem trazer recordações desagradáveis.

  • 3 - Fique atento a você mesmo

Por mais agitado que seja o seu dia-a-dia, tente escutar os seus próprios pensamentos. Dê atenção aos seus desejos e necessidades e procure descobrir o que é realmente importante para você no momento. Tente perceber também se seus pensamentos são, em sua maioria, negativos ou positivos. Pensamentos ruins atraem situações com a mesma carga de negatividade, enquanto os positivos podem realmente tornar tudo muito mais fácil. Além disso, ouvir a si mesmo é a melhor forma de exercitar o autocontrole.

  • 4 - Utilize seus talentos

Busque equilíbrio e crescimento utilizando seus dons e canalizando esses talentos com o objetivo de tornar melhor a sua vida e a de todos que o cercam. Não desperdice sua energia criativa.

  • 5 - Pratique alguma actividade física

Os exercícios mais indicados para a terceira idade são a caminhada e a natação. Entretanto, o mais importante é escolher alguma actividade com a qual você se identifique. Assim fica mais fácil seguir um programa sem que ele se torne um sacrifício. Os exercícios melhoram o condicionamento físico e proporcionam uma sensação de bem-estar e disposição. Actividades bioenergéticas como a yoga, a dança do ventre e o tai chi chuan, também podem ser interessantes para equilibrar o corpo e a mente.

  • 6 - Faça meditação

A meditação é a técnica capaz de tratar o corpo e a mente em conjunto. Com várias técnicas e rituais diferentes, essa prática pode ser muito útil e agradável, tornando-se uma ferramenta importante para o seu crescimento pessoal e espiritual. Ela pode ajudá-lo a identificar suas reais prioridades, tornando-o uma pessoa mais segura e objectiva. Além disso, desenvolve a concentração, a memória e a intuição.

  • 7 - Nunca perca seus objectivos

Planeie, trace metas, tenha sempre objectivos materiais e, principalmente, espirituais. Nunca desista antes de alcançar o que procura e esteja sempre disposto a se superar e a crescer espiritualmente.

  • 8 - Estabeleça contacto com a natureza

Não deixe nunca de visitar locais onde a natureza predomina. Vá à praia, tome um banho de cachoeira, reserve um tempo para passear em áreas verdes. A harmonia com a natureza é fundamental para o seu equilíbrio emocional.

  • 9 - Aceite a vida

Em primeiro lugar é importante deixar claro que aceitar não significa se acomodar e se conformar com situações que podem ser mudadas. Lute para melhorar o que estiver a seu alcance, mas procure, ao mesmo tempo, ver o que existe de positivo em sua casa, sua família, sua cidade e em tudo mais que estiver a sua volta.

  • 10 - Reze do modo que preferir

Independente de qual for a sua religião e as suas crenças, procure conversar sempre com Deus. Escolha um momento tranquilo e procure esquecer outras preocupações nessa hora. Isso lhe trará tranquilidade e paz de espírito.

in Site médico

4 comentários:

Fernanda disse...

Isto nao e' um conselho de alimentacao, mas sim uma consulta de piscologo. ahah brinco, mas a brincar lhe digo que concordo
fernanda

Pinceladas by Maria Kiki disse...

Primeiro quero felicitar pelo novo aspecto do blogue, está 5 estrelas.
Os conselhos são óptimos para qualquer idade penso eu.

Bjs
MariaKiki

Fê-blue bird disse...

Fernanda:

Se a mente estiver bem o resto está também ;-)
Rima e é verdade.
Gosto muito de a ter por aqui.

Beijinhos

Fê-blue bird disse...

Kiki ;-)
Ainda bem que gostas, eu canso-me rapidamente dos visuais e das coisas sempre iguais ;-) portanto o melhor é mudar :-)
Sabes que ao fazer estas mensagens tenho aprendido muito, foi uma oportunidade do amigo João Soares que aceitei com agrado e estou a adorar.
Beijinhos