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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Exercícios de Tai Chi reduzem dores da artrite, conclui estudo americano

Exercícios de Tai Chi podem ser úteis no combate às dores de artrite. (Foto: Patrice Dufour / stock.xchng)

Cientistas recrutaram 354 pessoas de 20 cidades dos Estados Unidos.

Os exercícios de Tai Chi, de origem chinesa, ajudam a reduzir a fadiga e as dores artríticas, segundo estudo realizado nos Estados Unidos.
"Nossa pesquisa mostra que os cursos de Tai Chi proporcionam benefícios significativos a indivíduos com todo o tipo de artrite, incluindo fibromialgia, artrite reumática e osteoartrite", disse Leigh Callahan, professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (sudeste) e principal autor do estudo.
Para a pesquisa, os cientistas recrutaram 354 participantes de áreas rurais e urbanas de 20 cidades dos estados de Carolina do Norte (sudeste) e Nova Jersey (leste).

Os pacientes foram divididos em dois grupos. Um deles seguiu um curso de Tai Chi de oito semanas, duas vezes por semana e obtiveram alívio; o outro grupo começou mais tarde para efeitos de comparação.

Ao final de oito semanas, o primeiro grupo que concluía o curso de Tai Chi registava melhora moderada em termos de dor, fadiga e rigidez, além de um aumento no sentimento de bem-estar, com resultados satisfatórios em seu sentido de equilíbrio, precisou o médico.

O Tai Chi fica no meio do caminho entre o método de relaxamento e a arte marcial, sendo um dos exercícios de luta mais praticados do mundo.

fonte: Ciência e Saúde

1 comentário:

A. João Soares disse...

Em conclusão, não páre, mexa-se.
Se não tem oportunidade de fazer estes exercícios específicos, faça outros, mas não páre.
Neste blog encontra muitos bons conselhos para ter uma longevidade saudável.
Cumprimentos a todos os amigos que nos visitam, e Beijos à nossa amiga Fê, pela grande ajuda que está a dar a todo o mundo que se queira servir destes conselhos
João
Do Miradouro
João