Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Comer peixe beneficia saúde oral

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Harvard (EUA) revela que uma dieta rica em ómega 3 - substância que abunda em alguns peixes, mariscos e frutos secos - tem um impacto positivo na saúde oral, prevenindo e tratando eficazmente doenças inflamatórias como a periodontite.

"O tratamento convencional da doença periodontal [que atinge os tecidos de suporte do dente, a gengiva e o osso e os ligamentos] envolve sobretudo a limpeza e a administração de antibióticos. Portanto, a terapia dietética, se for eficaz, pode ser um método mais barato e seguro para a sua prevenção e tratamento", frisa Asghar Naqvi, um dos investigadores envolvidos no estudo, citado pelo portal Ciência Hoje.

Neste estudo participaram nove mil adultos que foram submetidos a testes no dentista e responderam a inquéritos sobre os seus hábitos alimentares e estilo de vida. O cruzamento de dados permitiu verificar que "o consumo de ómega 3 estava inversamente relacionado com a periodontite na população norte-americana".

Do total de participantes, 8% tinham esta doença. No entanto, a análise dos dados mostrou que "havia uma redução de aproximadamente 20% na prevalência da doença entre aqueles que comiam mais alimentos ricos em ómega 3", refere o estudo.

Além disso, os investigadores acreditam que a ingestão frequente de ómega 3 tenha também o mesmo impacto positivo noutras doenças crónicas associadas a inflamações bucais.

O estudo será publicado na edição de Novembro da publicação Journal of the American Dietetic Association, adianta o jornal "The Harvard Crimson", que é desenvolvido por alunos daquela universidade norte-americana.

texto retirado daqui

2 comentários:

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

Esta é uma notícia de muito interesse. Vem juntar-se a outras que nos mostram a vantagem do peixe sobre a carne noutros aspectos da saúde, como o colesterol, a densidade óssea, a alimentação das células cerebrais, etc. Em conclusão, o peixe deve ter as nossas preferências, sempre que possível, principalmente cozido ou grelhado.

Beijos
João
Só imagens

clinicadomarques disse...

é importante ter uma alimentação saudavel. é através da nossa boca que se detetam muitas doenças, então tambéen e através dela que devem passar os alimentos que nos fazem bem à saude. Mas é importante recorrer aos especialistas na area da medicina dentaria e saber mais acerca da nossa alimentação e como cuidar melhor dos dentes.