Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Beber Chá ?? Saiba os benefícios.


Beber chá com frequência estimula memória,segundo estudo!
Investigadores da Universidade de Newcastle descobriram que beber chá regularmente, de preferência verde e preto, estimula a memória, e esperam que os seus estudos possam ser aplicados na cura da doença de Alzheimer.
Num trabalho publicado na revista Phytotherapy Research, os investigadores dizem ter constatado que o chá tem o mesmo efeito que alguns fármacos especialmente concebidos para atenuar a doença.
A doença de Alzheimer é associada a níveis reduzidos de uma substância química chamada acetylcholine no cérebro.
Através de testes laboratoriais, a equipa de investigadores descobriu que tanto o chá verde como o preto inibem a actividade da enzima acetylcholinesterase (AChE), que quebra esta substância química.
Constaram ainda que ambos os chás inibem também a actividade de uma segunda enzima chamada butyrylcholinesterase (BuChE), que foi descoberta em depósitos proteicos no cérebro de doentes com Alzheimer.
Os benefícios do chá verde foram ainda mais além, ao obstruir a actividade da beta-secretase, que tem um papel fundamental na produção de depósitos proteicos associados a esta patologia.
Actualmente, os fármacos utilizados para atenuar a doença, retardam a actividade da AChE, e outros estão a ser desenvolvidos para inibir a actividade da BuChE e beta-secretase.
Todavia, os actuais medicamentos têm consideráveis efeitos secundários.
Esta equipa da Universidade de Newcastle está empenhada em prosseguir com os seus estudos sobre o efeito do chá com o objectivo de desenvolver uma infusão medicinal que possa tratar a doença de Alzheimer.
O próximo passo será descobrir quais os componentes em concreto que inibem a actividade das enzimas AChE, BuChE e beta-secretase.


In DiárioDigital.sapo.pt

1 comentário:

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

Um tema de grande interesse. Este aproveitamento do chá e também do café para retardar o aparecimento do ALZHEIMER um feito notável, porque, tratando-se de produto natural, evita os efeitos secundários que são o inconveniente de muitos medicamentos.
O post é um belo presente para os amigos que nos visitam. A eles deixo um pedido: enviem-nos aquilo que julguem de interesse ser aqui publicado. Usem para isso os e-mails, que constam das fichas de blogger dos colaboradores deste espaço.

Beijos
João
Só imagens