Páginas

domingo, 28 de novembro de 2010

Cuidados com o frio

Transcreve-se o seguinte artigo de hoje do Jornal de Notícias por ter grande actualidade

Cuidados para se proteger do frio
JN. 101128. 00h14m. Por Catarina Ferreira

Prevenção é essencial para prevenir agravamento de doenças.


A temperatura desceu muito nos últimos dias. Perante a vaga de frio deverá ter alguns cuidados especiais com a sua saúde. O frio agrava as doenças cardíacas e também as respiratórias, principalmente se pertence ao grupo de pessoas que tem menos mobilidade.

Dentro das suas possibilidades, deve movimentar-se regularmente para activar a circulação e aumentar a temperatura corporal.

Durante o Inverno deve cuidar especialmente a sua alimentação - os vegetais e a fruta podem ser os seus melhores amigos, especialmente os que são ricos em vitamina C (como as laranjas e o kiwi). A sopa pode ser o seu melhor aliado para combater o frio: além de aquecer é muita rica em vitaminas. O chá deve ser uma bebida de eleição.

Apesar da lareira ser extremamente atraente nesta época do ano, se a exaustão não for bem feita pode ser fatal. É necessário manter sempre o ar a circular com uma porta ou uma janela ligeiramente aberta. Os aquecedores nunca devem ser tapados com roupa nem estar perto de objectos inflamáveis.

Os mais idosos devem evitar exposições prolongadas ao frio. Caso tenham de o fazer, devem sempre proteger bem as extremidades - os pés e as mãos devem sempre estar bem quentes. Recorra ao uso de luvas e de meias, não dispense gorro.

Imagem da Net

1 comentário:

Fê blue bird disse...

Meu amigo:
Conselhos valiosos principalmente para os "sempre jovens" que não podem descuidar estes avisos.

Beijinhos