Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Derrames Cerebrais = 4 sinais



Existiam três sintomas dos Derrames Cerebrais. Agora há um 4º - a língua

Derrame: memorize as três primeiras letras...S.T.R.

Só leva um instante ler isto...

Disse um neurologista que se levarem uma vítima de derrame dentro das primeiras três horas, ele pode reverter os efeitos do derrame - totalmente. Ele disse que o segredo é reconhecer o derrame, diagnosticá-lo e receber o tratamento médico correspondente, dentro das três horas seguintes, o que é difícil.

RECONHECENDO UM DERRAME

Muitas vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, nossa falta de atenção, torna-se desastrosa. A vítima do derrame pode sofrer severa consequência cerebral quando as pessoas que o presenciaram falham em reconhecer os sintomas de um derrame.

Agora, os médicos dizem que uma testemunha qualquer pode reconhecer um derrame fazendo à vítima estas três simples preguntas:

S* (Smile) Peça-lhe que SORRIA.
T* (Talk) Peça-lhe que FALE ou APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES. (com coerência) (ex: Hoje o dia está ensolarado)
R* (Rise your arms) Peça-lhe que levante AMBOS OS BRAÇOS.

Se ele ou ela têm algum problema em realizar QUALQUER destas tarefas, chame a emergência imediatamente e descreva-lhe os sintomas,ou vão rápido à clínica ou hospital.

Novo Sinal de derrame - Ponha a língua fora.

NOTA: Outro sinal de derrame é este: Peça à pessoa que ponha a língua para fora... Se a língua estiver torcida e sair por um lado ou por outro, é também sinal de derrame.

Um cardiologista disse que qualquer pessoa que reenvie este e-mail a pelo menos 10 pessoas; pode apostar que salvará pelo menos uma vida ...

É algo que todos devemos saber.

2 comentários:

Fernanda disse...

Querido amigo João,

Nunca é demais advertir para este flagelo que ataca, cada vez mais, e até nas camadas mais novas.

Os péssimos hábitos alimentares instalados levam a que, mais e mais pessoas pereçam com acidentes vasculares cerebrais.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Querida Ná,

Seria bom que o máximo de pessoas conhecesse estes quatro testes do AVC a fim de pedirem socorro imediato quando notassem a sua existência em outra pessoa. Devemos enviar a todos nossos contactos. Cada um deve possuir um pequeno cartão com o seguinte

Será AVC ?

Sorria
Fale
Levante os braços
Mostre a língua


Beijos
João
Do Miradouro