Páginas

sábado, 6 de março de 2010

Arroz de pato à moda de Braga

Arroz de Pato à Moda de Braga


Ingredientes:
Para 6 pessoas

* 1 pato;
* 500 g de arroz;
* 250 g de presunto;
* 1 chouriço de carne;
* 1/2 orelha de porco;
* 1 colher de sopa de manteiga;
* 1 ramo de salsa;
* 1 limão;
* 1 cravinho;
* sal;
* pimenta.

Confecção:

Arranja-se o pato e a orelha de porco e leva-se ao lume em água abundante temperada com sal e pimenta, juntamente com o presunto, o chouriço, a salsa e o cravinho. Retira-se a espuma que se forma no início da cozedura.
Quando as carnes estiverem bem cozidas, mas sem se desmanchar o pato, retiram-se e deixa-se arrefecer o caldo. Com uma colher, tira-se parte da gordura que se forma à superfície do caldo e côa-se.
Mede-se o arroz depois de lavado e enxuto. Numa panela deita-se o caldo (duas vezes o volume do arroz) e assim que ferver junta-se o arroz e o sumo de limão e rectificam-se os temperos. Deixa-se abrir um pouco o arroz. Muda-se para um alguidar de barro achatado, típico da região, e leva-se a forno bem quente.
Quando o caldo tiver desaparecido, enterra-se o pato no arroz, previamente barrado com a manteiga, e deixa-se acabar de cozer o arroz e alourar.
Antes de servir, trincha-se o pato, retirando-lhe os ossos e cortando a carne em fatias. Corta-se também o presunto e a orelha de porco em bocados e o chouriço em rodelas. Dispõem-se as carnes alternadas sobre o arroz.
Serve-se bem quente, podendo envolver-se o alguidar numa toalha de linho e acompanha-se com laranjas cortadas às rodelas ou aos gomos.
Fernanda Ferreira (Ná)

2 comentários:

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ná,

Mais um bom prato, de carnes magras, para proteger as artérias dos males causados pelo colesterol.

Beijos
João

Naty disse...

Quando a tristeza vier ao seu encontro, deixe sair dos olhos uma lágrima, da boca um sorriso e do coração uma prece, pois não são covardes os que choram por amor, mas sim aqueles que não amam com medo de chorar..."
Bom fim de semana
Bjs