Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2010

Diabetes e a alimentação!

O número de pessoas com diabetes está a aumentar em todo o mundo e naturalmente, Portugal não é excepção. Se existem actualmente entre nós cerca de 400.000 diabéticos iremos provavelmente ter no ano 2025 perto de 700.000. Este aumento, devido fundamentalmente à diabetes tipo 2, é um problema alarmante de saúde pública em termos humanos, sociais e económicos.

Nenhum país ou população está imune a esta epidemia, estreitamente relacionada com a mudança rápida dos hábitos alimentares, que em menos de 50 anos passaram de uma alimentação tradicional mais ou menos escassa e uma vida activa para um sedentarismo crescente e uma alimentação abundante, rica em gorduras e açúcares.

Uma alimentação equilibrada está indicada para todos os que prezam a saúde. Mas se pertence a um dos grupos de risco ou se tem diabetes, uma alimentação correcta constitui um pilar fundamental na prevenção do seu aparecimento ou no seu controlo, bem como na prevenção de eventual aparecimento ou desenvolvimento das complicações agudas e crónicas.

Uma alimentação pobre em açúcar, rica em fibras e vegetais, com pouco sal, com gorduras mono insaturadas e ácidos gordos ómega 3 é tão importante para um diabético como para todos os que querem ter um estilo de vida saudável.

O cumprimento de um programa fraccionado e equilibrado contribui decisivamente para um bom equilíbrio da diabetes. Quer em pessoas que fazem tratamento oral quer nas que fazem insulina, um bom programa alimentar é essencial e, em muitos casos, torna-se mesmo suficiente para a compensar.

Cuide-se.

Fernanda Ferreira (Ná)

3 comentários:

Ná! disse...

Fernanda, estou retribuindo a visita, sinta-se bem vinda e volte sempre.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Obrigada amiga Ná.

Não me chame por Fernanda, por favor, sou a Ná para todos os amigos.

Voltarei.

A. João Soares disse...

E, no meio desta competição das duas Ná, fico sem saber a quem entregar o troféu!!!
Ná brasileira apareça sempre e comente e cá procurarei decifrar qual das duas é. Mas já descobri uma solução!

Beijos
João