Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dieta como prevenção

Transcrição do site Mais Saúde

Dieta pode evitar 60% dos casos de alguns tipos de Câncer

Prevenção é maior em câncer de boca, esófago, laringe e faringe.
Instituto faz alerta contra obesidade no Dia Mundial do Câncer

No Dia Mundial do Câncer, um alerta: o velho conselho de praticar actividade física aliada a uma alimentação saudável é responsável por prevenir até 60% de alguns tipos de câncer, como o de esófago. Segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (4 de Março), pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), a obesidade é a grande vilã da doença no Brasil.

De acordo com Fábio Gomes, coordenador na área de alimentação, nutrição e câncer do Inca, a pessoa obesa que se alimenta bem tem menos riscos de desenvolver um câncer do que a que se alimenta mal. Ele diz ainda que, para os não obesos o recado é o mesmo.

Segundo ele, a boa alimentação, por si só, é capaz de prevenir ou aumentar o risco de câncer. “Alimentos industrializados e embutidos têm conservantes e são factores de risco para o câncer. Frutas, verduras e legumes têm factores protectores”, disse Fábio Gomes, afirmando que o brasileiro come apenas um terço das frutas, verduras legumes recomendados.

Dados do relatório

Nos casos de câncer de boca, faringe e laringe, o percentual de prevenção a partir do controle do peso chega a 63%. Os números revelam ainda que 41% dos tumores de estômago, 34% dos de pâncreas e 37% dos de intestino grosso também poderiam ser evitados. No total, 19% de todos os tipos da doença podem ser evitados se a gordura corporal estiver adequada.

Segundo o Inca, somente o controle do peso, sem a prática de actividade física, também é eficaz no controle de 12 tipos de câncer e pode evitar 13% dos casos.

Factores de prevenção

O relatório, denominado ‘Políticas e Acções para a Prevenção do Câncer no Brasil, foi lançado em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF), uma ONG mundial, com sede em Londres. A publicação revela também que o consumo de água potável, o cuidado com a higiene e a conservação dos alimentos ajudam na prevenção.

Ainda de acordo com o Inca, hábitos como o sedentarismo e o consumo de alimentos industrializados devem ser evitados. O relatório diz também que em todo o mundo a população vem sofrendo acelerado processo de aumento de peso, obesidade e doenças crónicas, como as cardiovasculares e o câncer.

Tabagismo também é citado como vilão

“Se ninguém fumasse ou fosse exposto ao tabaco, aproximadamente um terço dos actuais casos de câncer seria prevenido”, diz um trecho da publicação, unindo o tabagismo à alimentação.

Em estudo divulgado pelo Inca em 2009, dos 375.420 casos da doença estimados para o Brasil para 2010 (excluindo-se os tumores de pele não-melanoma, que são tratados ambulatorialmente), 112.636 poderiam ser evitados se fosse banido o consumo de tabaco e 131.397 seriam evitáveis por meio de hábitos de alimentação saudável. Os dois hábitos combinados previnem 40% dos tumores.

Fonte: G1 – http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1476504-5598,00.html

2 comentários:

Cristal de uma mulher disse...

Minha linda feliz dia internacional da mulher..beijos e luz

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Obrigada amiga!

Um pouco atrasada em ralação ao dia, mas cá estou, até porque todos os dias são nossos.

Beijos