Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quarta-feira, 31 de março de 2010

AVC mata

Transcrição:

AVC mata três pessoas por hora
Jornal de Notícias 31-03-2010

Apelo à prevenção marca, hoje,o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral

Por cada hora que passa morrem, em Portugal, três pessoas vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), doença que Pedro Monteiro, especialista dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), caracteriza como um problema de saúde pública.

"Dada a enorme incidência de acidentes vasculares cerebrais e a elevada mortalidade e incapacidade que causam é garantidamente um problema de saúde pública", disse, ontem, o cardiologista.

De acordo com os dados disponíveis, ocorrem em Portugal cerca de 400 acidentes vasculares cerebrais por dia, 20% dos quais fatais, o que dá cerca de três óbitos por hora. Ainda de acordo com os mesmos dados, cerca de 60% dos AVC deixam doentes incapacitados.

Pedro Monteiro assinala o número "muito elevado" de doentes que sofrem um AVC anualmente, frisando que as campanhas de prevenção e sensibilização para a doença, embora representem um "esforço muito importante", têm falhado no objectivo de reduzir as taxas de incidência da doença.

"A prevenção passa por cada um de nós, como possível futuro doente com AVC. Cada um de nós, desde tenra idade, deve adoptar hábitos de vida saudáveis".

Entre os principais factores de risco associados à doença contam-se a hipertensão arterial, "cuja probabilidade aumenta ao longo da vida", mas também as arritmias - como a fibrilhação auricular, uma perturbação da frequência e ritmo cardíaco -, responsáveis por um em cada quatro acidentes vasculares cerebrais.

"Esta arritmia é mais frequente quanto mais idosa for a população, mas é um aspecto menos divulgado das causas de AVC", disse Pedro Monteiro.

Segundo o especialista, as arritmias cardíacas como a fibrilhação auricular podem levar à formação de coágulos na corrente sanguínea, que "podem migrar para as artérias do cérebro e provocar um AVC".

As pessoas, diz o especialista, tendem a desvalorizar a existência de uma arritmia, apelando a que médicos e doentes estejam "mais atentos" a uma situação "claramente subdiagnosticada" em Portugal.

"Um simples electrocardiograma permite diagnosticar parte importante dessas arritmias", garantiu, acrescentando que "existem tratamentos que permitem reduzir significativamente o risco de AVC ligado à fibrilhação auricular".

Comemora-se hoje o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral, numa altura em que as doenças cárdio e cerebrovasculares continuam a ser a principal causa de mortalidade em Portugal, sendo responsável por cerca de 36% de todos os óbitos.

A maior parte das doenças cardiovasculares resulta de um estilo de vida inapropriado e de factores de risco como o sedentarismo, falta de actividade física diária, alimentação desequilibrada, tabagismo ou a hipertensão arterial, entre outros.

5 comentários:

Fernanda disse...

Querido amigo João,

Muito oportuno este texto, sobretudo nos dias de hoje... os AVCs aumentam assustadoramente.

Está tudo dito no texto, basta ler tudo e seguir as regras elementares para estar a salvo.

Obrigada.

Beijinhos

Felina Mulher disse...

Meu querido, vejo que não só em Portugal que as pessoas morrem de AVC, um mal tão facil de ser evitado.


Um belo dia pra ti.

FLOR DO PAGODE disse...

Fê,
O endereço do Vidas Linha é esse:
http://vidaslinha.blogspot.com

Desculpe...

bjão

MARIA L. BÓZOLI disse...

"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do
universo é um imenso prazer dividir um planeta
e uma época com você."

Carl Seagan

Bom e abençoado FDS.....Beijos poéticos!!

cristal de uma mulher disse...

Linda amiga tenha uma feliz pascoa e muita paz..
Meu beijo cheio de chocolate amada