Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Cozido à Portuguesa



Penso que hoje na grande maioria das casas portuguesas se comeu um prato semelhante.
O Cozido à Portuguesa pode ser mais ou menos rico, mais ou menos calórico.
Eu tento sempre pensar na Saúde sem dispensar de comer o que gosto.

Assim, o meu cozido têm menos enchidos e não é acompanhado de arroz, mas de muitos legumes e variados.

Eis a minha Receita:

*1 Pernil defumado e demolhado durante 24 horas
*1 Galinha Velha (muito mais saudável e carne mais saborosa)
*300 gr. de carne de vaca
*1 Orelheira (no caso também defumada e demolhada)
*1 chouriça pequenina (só para dar gosto)
*1 farinheira ( " " " )
*2 Nabos
*2 Couves (Portuguesa e Lombarda)
*4/6 Cenouras
*4 Batatas

Preparação:

Cozer a galinha , a orelheira, o pernil e a carne de vaca na panela de pressão.
Cozer todos os legumes à parte com as chouriças.

Quando os legumes estão cozidos, as carnes estão também prontas.
Não se esqueça de começar pelas carnes, porque são precisos cerca de 30 minutos, após começar a ferver, para que as mesmas fiquem macias.

Para sobremesa diospiros com kiwis, tudo da casa e da época.



Fernanda Ferreira (Ná)

3 comentários:

A. João Soares disse...

Querida Ná,

Mais um prato delicioso, mas que deve ser consumido poucas vezes por mês para não anular os efeitos da dieta de manutenção!
Hoje foi o meu almoço, mas estou a comer carne muito raramente, para evitar os excessos de ureia e de colesterol.

Beijos
João

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Este foi o meu almoço ontem, mas hoje vou estar em jejum até cerca 13:/14:00 porque vou fazer uma endoscopia com biópsia.....
Tenho que fazer cada 3 anos, chegou hoje o dia.

Por isso este pratos mais fortes são reservados para dias ...especiais.
Contudo, um cozido pode ser muito saudável de só forem comidos os legumes e as carnes brancas.

Beijinhos

Silvia Masc disse...

hummmmmmm, me encheu a boca dágua...
Que delícia.

beijinho