Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

Segredos Culinários revelados 07


Doces:


1. Quando você fizer uma calda de açúcar e ela apresentar algumas impurezas, pingue um pouquinho de leite para a sujeira ficar aglomerada. Depois, retire com uma escumadeira e use a calda bem uniforme no preparo de vários doces.

2. O doce de banana ficará dourado se você adicionar uma calda de açúcar queimado com meio limão espremido.

3. Para tirar o gosto amargo do doce de cidra, rale a fruta e misture um pouco de sal. Deixe por dez
minutos e depois enxágüe.

4. Para aumentar uma calda de açúcar, nunca coloque o açúcar a mais diretamente na calda, pois ele poderá açucarar. Antes, dissolva o açúcar que vai ser adicionado num copo com um pouco de água, e depois coloque na calda.

5. Quando for fazer doce de pêra em calda, não descasque as frutas com faca. Jogue água fervente em cima que a casca sairá com facilidade.

6. A casca de figos verdes sairá com facilidade se você fizer neles um pequeno corte com faca, ferver por dez minutos e, depois, escorrer e deixar por dois dias no congelador, dentro de uma vasilha aberta. Depois disso, é só esfregar a fruta nas mãos até sair toda a casca.

7. Se o brigadeiro passar do ponto, adicione um copo de leite e deixe apurar novamente.

8. Os cremes e pudins de pacote (industrializados) não ficarão com aquela casquinha indesejável se você polvilhar açúcar depois de prontos.

9. Para o preparo de doces caseiros, use sempre tachos, pois assim o doce não grudará como acontece quando você usa panelas de alumínio.

10. Se você não tiver açúcar fino, próprio para fazer glacê, substitua pelo açúcar comum batido no liquidificador por alguns segundos. Ele ficará finíssimo.

11. O açúcar cristal é melhor que o açúcar refinado para fazer caldas e caramelizar fôrmas. Ele derrete mais rápido, fica mais fino e não escurece tanto quanto o açúcar refinado.

12. Se a massa de sorvete não quiser pegar o ponto, retire-a do congelador e bata no liquidificador. Depois, leve-a ao congelador novamente.

13. Ao cozinhar qualquer doce, coloque um pires emborcado no fundo da panela. Assim, o doce não derramará.

14. Quando você fizer qualquer creme doce, coloque uma pitada de sal. O gosto fica mais apurado.

15. Quando você fizer calda de açúcar, pingue algumas gotas de limão ou acrescente uma colherinha de manteiga. Assim, a calda não açucara.

16. Quando você fizer doce de pêssego, não os descasque com faca. Leve as frutas ao fogo numa panela funda com água. Quando ferver, abaixe o fogo e coloque uma colher de sopa de sal de amoníaco sobre os pêssegos. Deixe ferver rapidamente. Retire as frutas com uma escumadeira, passe em água fria e esfregue entre as mãos, até sair toda a casca.

Excesso de gordura:

1. Coloque uma folha de couve em cima da sopa de carne gorda, para tirar o excesso de gordura do caldo.

2. Para que o caldo do consume não fique turvo, acrescente na hora da fervura uma clara de ovo batida. Depois, coe o caldo.

3. Para você retirar o excesso de gordura de um alimento com facilidade, coloque sobre a superfície uma folha de papel absorvente ou algumas fatias de pão fresco.

4. Para tirar o excesso de gordura de sopas e ensopados, adicione
algumas pedras de gelo, mexa para a gordura aderir ao gelo e retire antes que ele derreta. Ou ainda, embrulhe pedras de gelo num pedaço de gaze ou de toalha de papel e passe levemente na superfície da sopa.

5. Coloque uma laranja inteira e não descascada (lavada sim!) na dita feijoada junto com as carnes... Realmente funciona, a gordura fica toda dentro da laranja, basta cortá-la para ter a confirmação. A laranja não modifica em nada o gosto da feijoada que fica super light!

Farináceos:

1. Para fazer farinha de rosca, coloque fatias de pão torrado dentro de um saco plástico, feche bem e esmigalhe com o rolo de macarrão. Depois, peneire.

2. Para polvilhar facilmente farinha de trigo, coloque-a num recipiente com furinhos, como o saleiro.

3. Para saber se o fermento em pó ainda está bom, coloque uma colher de sopa rasa do pó num copo com água morna pela metade. Mexa. Se o fermento crescer e ferver, ele ainda poderá ser usado.

4. Para evitar o aparecimento de bichinhos na farinha de trigo,
coloque dentro do recipiente algumas folhinhas de louro.

5. A massa com fermento para pão crescerá mais rápido se você colocar a fôrma dentro do forno desligado perto de uma panela com água fervente. O calor úmido que desprende da água faz a massa crescer.

6. Quando você for polvilhar fôrmas com farinha de trigo, use uma esponja de espuma. Deixe a esponja guardada no recipiente da farinha.

7. Para que a maisena não empelote, dissolva em um pouco de água ou leite antes de usar.

8. Para fazer farinha de rosca sem torrar o pão, basta deixar as sobras de pão na geladeira por algum tempo. Depois, passe no ralador, ou bata no liquidificador, e peneire.

Origem: «500 Segredos Culinários revelados», autor desconhecido, recebido por e-mail 

2 comentários:

jurisdrops disse...

Dicas essenciais. Muito interessante essa postagem.
Abraços

Celle disse...

JOÃO,quantas dicas simples e praticas. Algumas eu conhecia, a maioria estou aprendendo. Obrigada!
Celle