Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Segredos Culinários revelados 08



Feijão:


1. O feijão cozinhará em menos tempo se você der uma primeira fervura por cinco minutos, depois escorrer e deixar cozinhar em nova água.

2. Se o feijão ficou muito salgado, adicione algumas folhas de couve. A couve absorverá o excesso de sal e dará um ótimo sabor ao feijão.

3. Para que o feijão fique mais saboroso e com o caldo mais grosso, depois de cozido retire uma concha e amasse bem os grãos. Recoloque na panela e leve de volta ao fogo por mais 15 minutos, destampado.

4. O feijão fica mais macio se você colocar algumas gotas de azeite enquanto ele estiver cozinhando.

5. Coloque o feijão de molho em água quente por 30 minutos antes do cozimento. Assim, ele cozinha mais rápido.

6. Para tirar o cheiro de queimado do feijão, umedeça um pano e coloque na panela como se fosse uma tampa. Quando o feijão ferver, o cheiro ficará retido no pano.

7. Coloque no feijão de molho, de véspera, uma colherinha de fermento em pó. Ele ficará mais macio.

8. Para a casca do feijão não entupir a válvula da panela de pressão, acrescente na água um pouco de óleo.

9. Para preparar um tutu de feijão bem homogêneo, sem os caroços da farinha de mandioca, faça, à parte, uma pasta não muito líquida da farinha com água. Depois, vá misturando ao feijão, já passado no liquidificador.

10. Para engrossar feijão aguado, acrescente uma mistura de água com maisena.

11. Outra forma de deixar o caldo de feijão mais grosso é acrescentar uma colher rasa de farinha de trigo.

12. Quando você cozinhar feijão, só tempere com sal no final do cozimento. Assim, o feijão não ficará duro.

13. Se o feijão queimar, transfira para outra panela a parte que não está queimada e acrescente uma cebola inteira, com casca, lavada. Leve novamente ao fogo, e ele perderá o gosto de queimado.

14. A sopa de feijão ficará deliciosa se você bater o feijão no liquidificador com tomates maduros e um pouco de água, coando depois numa peneira.

15. Para tirar o excesso de sal do feijão, coloque junto para cozinhar uma ou duas batatas cruas.

16. Para conservar o feijão comprado em grande quantidade, guarde numa embalagem plástica, dentro da gaveta de verduras da geladeira. O feijão guardado em lata ou em vidro seca facilmente.

17. Afervente o feijão até que ele cresça. Coloque numa garrafa térmica, juntamente com a água do cozimento até a boca, e feche hermeticamente. Deixe por uma noite. Na manhã seguinte o feijão estará totalmente cozido, e você terá feito uma boa economia de gás.

Feijoada

1. Para tirar o excesso de sal da feijoada, adicione uma pitada de açúcar.

2. Engrosse o caldo da feijoada acrescentando uma colher de sopa de maisena diluída em um copo de água morna.

3. Para a feijoada ficar mais leve, acrescente um copo de caldo de laranja, quando ela já estiver pronta.

4. Para tirar a gordura excessiva da feijoada, adicione, durante a fervura, um limão-galego, inteiro e com casca, cortado em cruz. Antes de servir a feijoada, retire o limão.

5. Faça uma feijoada rápida, sem deixar as carnes salgadas de molho, usando metade das carnes frescas. Elas absorverão o sal, dando o ponto certo ao tempero.

Forno e fogão:

1. Para facilitar a limpeza dos queimadores do fogão, ferva-os com água, sal, vinagre, gotas de limão e saponáceo em pó. Depois, esfregue com esponja de aço, que as manchas sairão mais rápido.

2. Cubra toda a chapa do fogão, deixando apenas os queimadores descobertos, com uma folha de papel de alumínio. Isto evita que suje, conservando a pintura e o esmalte do fogão.

3. Se o seu fogão estiver muito sujo, limpe com água e um pouco de bicarbonato de sódio. A sujeira sairá mais rápido.

4. Para testar a temperatura do forno, coloque uma fatia de pão e deixe por cinco minutos. O forno estará fraco se o pão não dourar; regular, se o pão dourar um pouco; quente, se o pão tostar; e quente demais se o pão queimar.

5. Outra maneira de verificar a temperatura do forno é colocar dentro uma folha de papel branco. O forno estará brando se o papel não mudar de cor; regular, se o papel ficar amarelado; e quente se o papel escurecer rapidamente.

6. Coloque sempre todos os alimentos para serem assados em forno pré-aquecido. Dessa maneira, o calor rápido do forno ajuda a impedir que saia o suco dos alimentos.

Imagem da Net

4 comentários:

Maria Teresa disse...

Essas dicas são mais que bem-vindas! Estou fazendo um caderno de receitas para minha filha que se casa no final do ano e tenho me valido muito delas. Obrigada.
Abraços

A. João Soares disse...

Cara Teresa,
Ainda bem que considera interessante. Estou determinado a completar a lista (por ordem alfabética), chegando até a Verduras. Oxalá nada me impeça de o conseguir.

Beijos
João
Só imagens

Celle disse...

Mostrei minhas filhas estas dicas sobre o feijão e acharam ótimas.
Vivendo e aprendendo!
Obrigada!
Celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Tenho imenso prazer em saber que esta série de posts tem interesse para os visitantes. É com tal intenção que aqui os publico, pois não tenho o mínimo jeito para a culinária. Pura generosidade.

Beijos
João
Do Miradouro