Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Segredos Culinários revelados 04


Bacon:

1. Para evitar que as fatias de bacon grudem umas nas outras, antes de guardar no refrigerador, enrole o pacote como um cilindro e prenda com um elástico.

2. Para que os torresmos de bacon fiquem macios e saborosos, respingue cachaça quando estiverem dourando.

3. Fure as fatias de bacon com um garfo. Assim elas não encolherão muito.

4. Antes de fritar o bacon, passe as fatias no leite e em seguida
na farinha de trigo. Isso evitará que espirre gordura e o bacon não encolherá muito.

Batata:

1. Não jogue fora as cascas de batata. Frite em óleo quente, tempere com sal. E sirva como aperitivo.

2. Corte as batatas em fatias grossas, coloque para fritar em óleo bem quente e adicione um pouco de sal. As batatas ficarão coradas e sequinhas.

3. Você pode obter um excelente adubo para as suas plantas batendo no liquidificador uma porção de cascas de batatas.

4. Para salgar as batatas fritas de maneira uniforme, coloque dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois, sacuda por alguns segundos. Desse modo, você tempera e enxuga as batatas numa só operação.

5. Coloque as batatas já cortadas no congelador por meia hora antes de fritar. Elas ficarão secas e macias.

6. Faça um pequeno corte na casca das batatas antes de assar. Assim, elas não se quebrarão.

7. Para dar um sabor especial a qualquer prato com batatas cozidas, coloque na água de cozimento alguns cravos-da-índia.

8. Se você colocar duas rodelas de cebola nas batatas fritas, pouco antes de tirar do fogo, elas ficarão com um sabor especial.

9. As batatas assadas ficarão mais saborosas e suas cascas não racharão se você passar um pouco de manteiga ou gordura de bacon antes de assar.

10. Para fazer um purê não é necessário descascar as batatas. Basta espremer as batatas cozidas, com cascas e ainda quentes, num espremedor comum. As batatas serão espremidas normalmente e as cascas ficarão dentro do espremedor.

11. Se você quiser que as batatas grandes cozinhem por igual, fure uma por uma com um garfo, antes de colocar na panela e levar ao fogo. Dessa maneira, as batatas ficarão perfeitas e não racharão.

12. Corte as batatas em rodelas bem finas e deixe de molho em água com vinagre durante quinze ou vinte minutos. Enxugue e frite com óleo quente, sem sal. Elas ficarão bem sequinhas.

13. Para fritar batatas mais rapidamente, enxugue-as num pano de prato. Isto fará também com que elas não grudem.

14. O purê de batata ficará mais saboroso se você acrescentar uma clara batida em ponto de neve às batatas já cozidas e amassadas.

15. Se você quiser que o purê de batata fique com uma boa consistência, sem ficar mole, coloque um pouco de leite em pó.

16. Acrescente ao purê de batata uma colher de chá de fermento em pó. Bata bem com um garfo e leve ao forno por alguns minutos. O purê crescerá, ficando leve e cremoso.

17. Para tirar o excesso de óleo das batatas fritas, coloque-as sobre um papel absorvente ou guardanapo de papel, antes de servir.

18. Para as batatas não escurecerem depois de descascadas, coloque as numa vasilha com água fria.

19. Para as batatas não escurecerem no cozimento, coloque na água algumas gotas de limão ou de vinagre ou de leite ou ainda pedacinhos de cebola.

20. As batatas não se desmancharão se você colocar, na água de fervura, azeite na seguinte proporção: para cada meio quilo, três colheres de sopa de azeite e sal a gosto.

Batata doce:

1. As cascas das batatas-doces sairão facilmente se você colocá-las imediatamente após o cozimento em água fria.

Bolos:

1. Antes de passar o glacê, polvilhe o bolo com maisena ou farinha de trigo. Assim, o glacê
não cai.

2. O bolo de chocolate não ficará ressecado, se você acrescentar à massa uma ou meia maçã ralada ou, se preferir, uma colher de café bem forte.

3. Se você quiser cortar um bolo para recheá-lo, passe uma linha em volta, no sentido do comprimento, dê uma laçada, como se fosse um nó,e puxe. Se quiser cortar em várias camadas, basta mudar a posição da linha.

4. Um bolo amanhecido pode ficar saboroso se você umedecer
com leite e depois deixar em forno moderado por alguns minutos.

5. Se ao desenformar o bolo ele estiver grudado, coloque a fôrma por alguns segundos sobre o fogo baixo. O bolo se soltará perfeitamente do fundo da fôrma.

6. Se o bolo ficar dourado antes que esteja completamente assado, coloque uma fôrma com água na prateleira superior do forno.

7. Ao estirar massas amanteigadas, normalmente elas grudam no rolo. Para que isso não aconteça, basta você colocar entre a massa e o rolo um plástico fino e transparente.

8. Enfeite um bolo simples, sem cobertura, colocando uma toalhinha de papel rendada sobre ele e peneire bastante glaçúcar. Retire a toalha com cuidado, para ficar o desenho.

9. O bolo de chocolate ficará mais leve e com uma cor mais bonita se você acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio.

10. Em vez de água, use suco de laranja na sua receita de pão-de-ló. Assim, ele ficará mais saboroso.

11. Para conservar os biscoitos sempre fresquinhos, coloque dentro do recipiente em que você for guardá-los um pedaço de pão.

12. Para que seu bolo fique marmorizado (com duas cores), coloque um pouco de café solúvel na massa crua.

13. Se você untar a fôrma e polvilhar com farinha de trigo ou de rosca, o bolo não grudará.

Imagem da Net

2 comentários:

Celle disse...

Estou adorando seu cantinho de dicas culinárias e aprendendo muito.
nunca lhe perguntei; é bom na cozinha?
Experimente o pão de queijo, não é o legítimo, seria necessário o queijo de minas.
Beijos
Celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

A curiosidade feminina é imensurável !!! Aptecia-me fazer um trocadilho, mas o respeito pela Celle não me permite!!! Mas, falando a sério, confesso que me considero capaz de fazer uma sandwich de queijo, mas sem complicações de requinte!!!
Este blog surgiu porque o SJ começou a ter posts de vários temas e uma colaboradora sugeriu que se desdobrasse e, assim surgiu este que inicialmente teve posts da nossa amiga Mizita e depois da Fernanda Ferreira. Ambas nos deixaram e agora vou colocando aqui aquilo que me surge. Se a Amiga Celle desejar poderei ceder-lhe quota da sociedade gestora.

Beijos
João
Do Miradouro