Bem Vindos !

Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cancro do colo do útero


Segundo o artigo do Jornal de Notícias de 28-10-2010, metade das infecções com o papiloma vírus humano (HPV) acontece entre os 15 e os 25 anos, que são potenciadas por uma vida sexual menos segura e pelo número de filhos quando as gravidezes não são bem vigiadas.


Dia 27 fez dois anos que a vacina contra o HPV foi introduzida no Plano Nacional de Vacinação (PNV), para todas as raparigas de 13 anos e, até recuperar o atraso, todas as de 17 anos.

O cancro do colo do útero atinge todas as idades. O diagnóstico precoce da infecção pode evitar o desenvolvimento da doença pelo que é sempre útil.

«O preservativo não protege completamente contra o HPV? É que o vírus transmite-se por contacto sexual. Não é preciso haver relação completa. Basta um contacto da pele com as mucosas". E por isso é que está a aumentar o cancro da boca e dos lábios provocado por HPV».

Imagem da Net

Sem comentários: