sexta-feira, 1 de junho de 2018

CHÁ VERDE É BOM PARA O CORAÇÃO

Esta substância que (provavelmente) tem em casa previne ataques cardíacos
180601. Por Liliana Lopes Monteiro

Um novo estudo conduzido pela Fundação Britânica do Coração, revelou que o chá verde pode ser a chave na prevenção de mortes como consequência de ataques cardíacos ou enfartes.

Trata-se de um ingrediente que a maioria de nós tem no armário da cozinha ou na despensa, e que afinal pode ter mais benefícios do que anteriormente se pensava.

De acordo com uma pesquisa recente, o chá verde poderá ser uma ‘arma’ eficaz na prevenção de doenças cardíacas, incluindo na incidência de mortes devido a ataques cardíacos ou enfartes, provocadas pela acumulação de placa nas artérias, processo conhecido por aterosclerose.

Uma equipa de cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Leeds, no Reino Unido, descobriu que um composto presente no chá verde desfaz e dissolve essa placa presente nos vasos sanguíneos.

O composto chamado de epigallocatechin-3-gallate (EGCG) conecta-se à proteína apoA-1, ‘destruindo’ a placa em moléculas mais pequenas e solúveis que provocam assim menos danos nos vasos sanguíneos. Os investigadores estão agora a trabalhar num método que é capaz de fazer chegar o EGCG à corrente sanguínea sem que seja necessário beber grandes quantidades de chá verde.

A professora Sheena Radford, coordenadora da pesquisa, disse: “Os resultados desta ronda de estudos são bastante encorajadores”.

Acrescentando: “É necessário aplicar as melhores técnicas científicas e descobrir como podemos retirar o elemento EGCG do chá verde, tornando-o numa ferramenta eficaz no combate a vários problemas de saúde que diminuem a esperança média de vida”.

Sem comentários: