Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2018

DORMIR A SESTA FAZ BEM

Seis razões (ou desculpas) para dormir uma sesta depois de almoç
180601. Por Liliana Lopes Monteiro

Quem nunca acabou de almoçar e começou a sentir aquela preguiça que convida a tudo menos a voltar para o trabalho?

Sabemos que nem sempre é possível, para além do trabalho, existem inúmeras tarefas do dia a dia que nos impedem de aproveitar e de dormir uma ‘boa’ sesta. Porém, quando a oportunidade se apresentar não hesite! Acontece que a prática é benéfica e deveria ser adotada como hábito diário, já que contribui para o aumento de energia física e mental. Os especialistas recomendam que descanse em média entre 20 a 30 minutos.

Conheça todos os benefícios de ‘passar pelas brasas’ depois de almoço:

Deixa-o mais alerta

Quando está com sono é normal que se sinta desconcentrado e perca o foco, no entanto uma sesta rápida após o almoço pode melhorar a sua energia e agilidade mental.

Aumenta a perceção sensorial

Vários estudos apontam que dormir à tarde pode restaurar a sensibilidade da audição, da visão e do paladar. Mais ainda, é capaz de melhor os níveis de criatividade e de relaxar a mente, permitindo assim a formação de novos raciocínios e associações.

Evita a ocorrência de esgotamentos

O ritmo da vida moderna não perdoa e os afazeres são para a maioria de nós intermináveis. Todavia, o organismo e o corpo humano pedem descanso, e quando não o têm sofremos de stress, ansiedade, e sentimos tristeza e frustração, emoções que muitas vezes levam à incidência de esgotamentos nervosos. Tire uma soneca e ‘reinicie o sistema’ ou a ‘máquina’ que é o corpo humano.

Reduz o risco de doença cardíaca

De acordo com várias pesquisas, quem dorme diariamente uma sesta, ou pelo menos durante três vezes por semana, apresenta um risco menor, de 37%, de morrer devido a uma doença cardiovascular.

Torna-o mais produtivo

Estudos já mostraram que os trabalhadores tendem a ficar mais improdutivos à medida que o dia passa. Uma sesta de 30 minutos pode aumentar o desempenho, deixando os índices de produtividade no mesmo nível que no começo do dia.

Melhora a saúde emocional

Pesquisas comprovaram que quem dorme depois do almoço apresenta uma maior resiliência emocional e função cognitiva.

Ou seja, tirar uma soneca não é sinal de preguiça, mas sim de saúde… e agora já sabe o que deve dizer ao seu chefe!

Sem comentários: