Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2018

OS SAPATOS QUE DEVE CALÇAR

Pela sua saúde estes são os sapatos que deve calçar, diz a ciência
280601. Por Liliana Lopes Monteiro

Saltos altos, ténis, sabrinas, botas, chinelos ou sandálias – as escolhas são muitas, mas nem sempre as mais adequadas.

Lembra-se da última vez que fez uma longa caminhada na praia? Provavelmente sentiu os seus pés extremamente cansados após essa atividade. “Os pés ficam debilitados porque cada vez que os pressiona na areia, a areia afasta-se deles, e como tal os músculos dos pés têm que trabalhar com maior afinco, comparativamente a quando caminham em superfícies rígidas”, explicou Daniel Lieberman, à revista norte-americana TIME, chefe do Departamento de Evolução Humana e de Biologia, na Universidade de Harvard.

A diferença entre caminhar numa superfície instável como a areia e em cimento, é comparável à diferença entre andar descalço ou calçado. “Quando caminhamos calçados, os pés estão a ser pressionados contra uma superfície sólida o que faz com que os músculos trabalhem menos, relativamente a se tivesse descalço”, disse.

Apesar da aplicação de menos esforço parecer à partida algo benéfico, a verdade é que a longo prazo pode tornar os pés mais vulneráveis a ferimentos e lesões. Lieberman e outros investigadores apuraram que quem corre ou caminha naquilo que denominaram de calçado ‘minimalista’ - sapatos que simulam a ação de andar descalço, sem apoio do arco ou sem uma caixa restritiva onde assentam os dedos do pé, enquanto que incorporam uma sola fina e flexível – tendem a ter pés mais fortes e resistentes, comparativamente a quem calça qualquer outro tipo de calçado.

Os ténis, são sem dúvida, e segundo os académicos, o calçado mais apropriado, e algumas sandálias e sabrinas que incluam as caraterísticas acima referidas.

E porque são os pés mais fortes e rígidos mais saudáveis? “A principal preocupação é que um pé mais fraco esteja também mais propenso a sofrer de problemas como o pé chato”, afirma Lieberman. Nos casos de pé chato, os ossos que formam o arco do pé, não arqueiam de todo – mantendo-se planos quando impactam no chão. Várias pesquisas já ligaram a formação de pé chato com dores nos joelhos, danos nas cartilagens e com dores nas costas.

O calçado mais saudável tanto para jovens ou adultos de qualquer idade deve servir na perfeição, ter um salto pouco elevado e largo, uma sola fina e flexível, e algum tipo de atacador, presilha ou velcro, que garanta que o sapato permaneça firmemente preso ao pé.

Sim e, como já deve ter percebido, calçar sapatos de salto alto é deveras problemático. Para além de provocarem um grande desconforto na parte da frente do pé, podem também resultar na incidência de lordose, uma curvatura para dentro da coluna cervical que causa dores excruciantes, alerta o professor.

Sem comentários: