Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O Poder Curativo dos Eucaliptos

O eucalipto é um libertador da preocupação, da melancolia e da tristeza.

Tradicional óleo australiano, de acção descongestionante e expectorante acentuada, é usado para tratar gripes, resfriados, bronquites, tosse e peito congestionado, assim como é muito usado para combater malária, cólera e tifo.

Por suas propriedades bactericida, virótica e anti-séptica, é um óleo muito utilizado em ambientes onde há pessoas doentes, por ajudar a manter o espaço físico protegido e arejado contra os germes; tem grande poder desinfectante, principalmente em períodos de doenças contagiosas, para prevenir que a contaminação se espalhe.

Os aborígenes nativos da Austrália, fazem uso deste precioso curador da natureza, o Eucalipto, para tratar e curar todo e qualquer tipo de ferimento de pele como: feridas infeccionadas, queimaduras e picadas de insectos, assim como para tratar das febres, inclusive a malária; é conhecido como a “árvore da febre” (indicado para febre com calafrios) e também a “árvore das cascas”.

As propriedades analgésica e anti-espasmódica deste óleo o habilitam como remédio para tratar e aliviar as dores musculares.

Cirurgiões que praticam a medicina tradicional do Ocidente descobriram, neste óleo, um excelente produto de acção anti-séptica, para ser usado em processo cirúrgico das cavidades, na prevenção de infecção e contaminação hospitalar por bactérias.

Cirurgiões dentistas também fazem uso das propriedades do Eucalipto, quando estão a tratar de cáries nos dentes, para ajudar a eliminar as bactérias e fortalecer a saúde bucal.

Na Índia, o Eucalipto é muito usado para conter e combater doenças contagiosas, assim como tratar a febre.

Por sua propriedade descongestionante, é indicado para aliviar condições respiratórias deficientes, limpar o muco, aliviar o peso da cabeça, especialmente em períodos de gripes e resfriados.

De efeito refrescante no sistema nervoso, é uma escolha muito apropriada para tratar do cansaço mental, falta de concentração, dores de cabeça causadas por tensão mental, neuralgia e debilidade em geral.

Exerce propriedades diuréticas e anti-séptica no sistema geniturinário; age no processo de cura em casos de infecção urinaria e cistite; ajuda a aliviar o inchaço, em casos de retenção de líquidos.

Repelente da natureza, age contra o ataque de mosquitos, pernilongos, borrachudos e pulgas.

Como rubefaciente, actua muito bem para aliviar os sintomas de reumatismo, artrite e circulação fraca.

De acordo com a tradicional medicina chinesa, o Eucalipto é excepcional para limpar fleuma e calor dos pulmões. Isto o faz uma boa indicação para combate a ataques de gripes, resfriados, garganta inflamada, sinusite e bronquite crónica.

É classificado como tónico da energia Qi dos pulmões − energia vital − melhora as funções respiratórias e promove a boa absorção do oxigénio pelos glóbulos vermelhos.

O Eucalipto dissipa sentimentos negativos, associados com situações do passado que não deram certo, oferece “espaço interno” para respirarmos e nos libertarmos de velhos medos.

Indicado para pessoas que se sentem cercadas ou oprimidas pelas circunstâncias da vida, em casa, no trabalho ou na sociedade em que vivem e anseiam por liberdade, novas experiências de vida, mas não ousam agir, por excesso de precaução, hábitos repetitivos, medo ou excessiva responsabilidade, evitando a criação de situações que proporcionem liberdade, para buscar novas experiências. Estimula o ânimo e a coragem para agir positivamente.

Vera Lúcia Guedes ONeill


Na casa do Rau

5 comentários:

Luis disse...

Querida NÁ,
Tem graça que me lembro de quando era pequeno minha Mãe quando estava doente fumigar o quarto com folhas de eucalipto.
Um beijinho amigo.

Linasolopoesie disse...

Fernanda.
Acabei de ler os comentários mostram que você me deixou ..
Eu mudei, eu te amo.
Que bom te conhecer.
Eu soube imediatamente que eu seria amigo importante. Eu também te amo ... imediatamente.

Para mim as amizades reais e virtuais são iguais ... Só posso dizer que, quando eles não são pc eu sinto falta de você como a todos os reais .... Na verdade dell'opunione são de que o virtual tem um sonho,

imaginação e sinceridade, que, na realidade, nem todos podem alcançar mais, às vezes eles são mais honestos do que os reais. Eu ainda mantenho o contacto é estabelecido, lentamente, a confiança, que acaba por ter muito em comum e você chegar ao ponto que

sempre parece saber
Resistir em algum outro tempo depois de um tempo não é pista, mas não é tão diferente da realidade
Como você sabe que não são givanissima,
o que é bonito é que eu não sinto mesmo a diferença de idade. Eu gosto de ser capaz de confrontar as pessoas com menor do que eu,

E não me sinto como um adulto a ter único conselho para dar, eu tenho muitos e muitos a aprender com todos vocês.
Vou te dar um bom dia com estas belas palavras e sábio ...
Um dia o amor perguntou a amizade "Mas o que você precisa?" e amizade respondeu: "A
console as pessoas que sofrem! "
Ciaooooooo LINA

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo Luís,

É verdade que sim!

Ainda hoje existe em minha casa um boião de Vic Vaporub, feito com óleo de eucalipto.
Na Suíça há até pastilhas.
Muitos destes poderes curativos são conhecidos e já não são de agora.

Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amiga Lina!

Obrigada por este comentário, mas este não é o lugar próprio :))))
Falamos aqui de Saúde e Alimentação.

Beijo
Ciao

Ari Lopes disse...

Olá

Parabéns pelo belo Blog.

Estou seguindo

Conheça minhas atividades

Blog Profissional http://blogdoprofessorari.blogspot.com
Blog Saúde Completa http://saudecompleta.blogspot.com
Rede de defesa animal http://redebichos.ning.com
Site da Trika http://treinototal.com.br
Meu Twitter http://twitter.com/AriLopes
Twitter Redebichos http://twitter.com/redebichos
Twitter Saúde Completa http://twitter.com/saudecompleta
Loja eletrônica MUNDO TOTAL ( suplementos e roupas Fitness ) http://mundototal.com.br

profariovaldo@hotmail.com