Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Triagem odontológica gratuita realiza-se em Lisboa



O Museu da Electricidade acolhe, no dia 9 de Abril, entre as 14h00 e as 17h30, uma triagem odontológica totalmente gratuita e de livre acesso a jovens estudantes com idades entre os 11 e os 17 anos. Esta é uma iniciativa dinamizada pela Organização Não Governamental Turma do Bem.

Mais de 50 voluntários portugueses e brasileiros (dentistas e estudantes de odontologia), bem como o fundador da ONG e dentista Fábio Bibancos vão estar presentes na acção, onde serão observadas crianças ligadas a associações da grande Lisboa e outros jovens com problemas orais considerados graves.

Durante o primeiro ano de existência em Portugal, o projecto Dentistas do Bem ajudou já mais de 100 crianças carenciadas com o apoio de cerca de 140 profissionais voluntários. Todos os tratamentos prestados são gratuitos e cada voluntário é responsável pelo acompanhamento de cada criança até aos seus 18 anos.

Aliando o tratamento gratuito à educação e informação sobre a higiene oral, pretende-se também contribuir para aumentar a auto-estima destes jovens, bem como a sua empregabilidade, uma vez que uma má saúde oral é um factor de exclusão.

Portugal foi o primeiro país da Europa a acolher o projecto idealizado e fundado pelo dentista brasileiro Fábio Bibancos, tendo como co-fundadora a Fundação EDP.

1 comentário:

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

Estas acções de solidariedade merecem divulgação. Não são actos de ostentação, pois a sua utilidade é indiscutível: alertam que é preciso pensar na saúde oral e detectam problemas que devem ser tratados precocemente.
Todo o ser humano se deve mostrar grato por tais acções humanitárias.

Beijos
João
Sempre Jovens