Páginas

sábado, 19 de março de 2011

A AVEIA

 UM EXCELENTE ALIMENTO
                   Dentre os cereais, todos muito importantes para a dieta e a saúde, a aveia é o mais rico em fibras e o mais barato. Alguns de seus benefícios são prolongamento da sensação de saciedade, diminuição do colesterol ruim (LDL) e melhora o funcionamento do intestino. Além disso, está disponível em grande parte dos supermercados, tem um gosto agradável para a maioria dos paladares e possui versões em flocos, farelo e farinha, o que permite variar o consumo.
A fibra da aveia, além de reduzir doenças cardiovasculares e o diabetes, para quem está em um processo de emagrecimento, é indicada porque possui digestão lenta. É por isso que seu consumo faz a saciedade durar e a fome demorar para chegar.
São essas fibras, chamadas fibras solúveis, que ajudam a reduzir as taxas de colesterol ruim e, por consequência, protegem contra doenças cardiovasculares. Esse efeito benéfico ocorre porque o cereal atrapalha fisicamente a absorção de vários tipos de gordura no intestino e, por isso, impede sua transformação em colesterol. Ainda combatem o colesterol alto, e  são as responsáveis pelos impactos positivos da aveia na função intestinal. "É no intestino que os nutrientes necessários ao organismo são absorvidos e que aqueles que não servem para nada são eliminados". Mas, para possibilitar esse trabalho das fibras, é necessário beber bastante água.
Devemos ingerir aproximadamente 75 gramas de aveia por dia para que o organismo possa tirar o melhor proveito possível desse alimento. 

O cereal, em dietas de baixa calorias, é forte aliado do emagracimento e estou apostando nela, todas as manhãs.

imagem da net

1 comentário:

A. João Soares disse...

Amiga Fê,

Se estes conselhos aqui difundidos não levarem a uma longevidade muito para além do século (!!!) contribuirão, sem dúvida para vivermos com mais saúde durante mais anos.

Sejamos saudáveis para sermos felizes.

Beijos e Bom Domingo
João
Só imagens