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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Morangos

Morango

Aroma e sabor inconfundíveis, conheça melhor a fruta da paixão.

"Os morangos são uma deliciosa forma de proteger o seu organismo. Conheça as suas propriedades nutricionais e os cuidados que algumas pessoas devem ter.

Apesar de existirem inúmeras variedades, é fácil distinguir o morango pela vivacidade da sua cor vermelha com as sementes à superfície e uma coroa de folhas no topo do fruto. O seu nome científico é Fragaria vesca var. hortensis.

Antes de ser cultivado, o morango crescia apenas de forma selvagem nos bosques. As variedades actuais são híbridas de culturas antepassadas e têm agora um tamanho grande mantendo um sabor irresistível.
Informação nutricional

Comparativamente às restantes frutas, o morango tem um conteúdo moderado de hidratos de carbono e um valor energético baixo. Destaca-se o seu teor em vitamina C, ácido fólico e fitonutrientes bem como ácidos orgânicos. É também rico em minerais, como o potássio, o magnésio, entre outros. O seu teor de fibra é moderado.

Vantagens e desvantagens

Devido à riqueza em antioxidantes, como a vitamina C, ácido fólico e fitonutrientes (antocianinas e elagitaninas), o morango é uma forma agradável e saborosa de fortalecer as defesas do organismo e prevenir diversas doenças crónicas, como a doença cardiovascular e o cancro.

O teor em água e potássio apresenta um leve efeito diurético que poderá ser benéfico para as pessoas que fazem retenção de líquidos no corpo ou em casos de hiperuricemia (níveis de ácido úrico elevados no sangue) e hipertensão arterial.

O morango é muito apreciado pelas crianças e pode ser uma forma divertida de educar as crianças para o consumo de frutas e hortícolas.

Um vasto número de pessoas apresenta reacções alérgicas quando consome morangos, que passam por irritação da pele, inchaço da boca e garganta, dores de cabeça, entre outros. A investigação não permite ainda desvendar o mecanismo completo deste fenómeno, mas conseguiu já isolar uma proteína que poderá ser um dos responsáveis.

Como comprar e conservar

Os morangos são muito perecíveis, pelo que devem ser comprados poucos dias antes de serem usados. Escolha aqueles com consistência firme, cor vermelho vivo, sem mazelas ou partes deterioradas. Como os morangos não amadurecem depois de colhidos, evite os que apresentam partes verdes ou incolores. Os morangos de tamanho médio são, normalmente, mais saborosos do que aqueles de tamanho muito grande. Se comprar morangos pré-embalados, verifique se não estão demasiado compactados porque facilita a deterioração dos mesmos.

Deverá conservar os morangos no frigorífico logo após a compra e durante um a dois dias. Antes de os refrigerar retire aqueles que estão danificados ou com bolor e certifique-se das condições da embalagem."

Pesquisa na Net - Gastronimias

3 comentários:

A. João Soares disse...

Uma receita ajustada ao momento presente. Fruta da época!
Obrigado Querida Amiga Ná, por estes presentes que aqui oferece aos visitantes.

Beijos
João
Só imagens

Fernanda disse...

Querido João,

Vamos fazendo por dar o que gostaríamos nós próprios.

Para já ainda não tenho morangos, mas muitas cerejas.
Deliciosas, primeiro as do vizinho, agora das minhas, mas muito poucas, o José podou a cerejeira e ela não gostou nada.

Beijinhos

A. João Soares disse...

A T E N Ç Ã O

AS IMAGENS QUE DESAPARECERAM NOS POSTS DESTA COLABORADORA DEVEM-SE, PROVAVELMENTE, A UM «LAPSO» DELA.
Pedimos paciência aos amigos visitantes.

Cumprimentos
João