Páginas

quinta-feira, 25 de maio de 2017

POLVO É SAÚDÁVEL

Polvo à mesa
(Texto extraído da Revista «Teste Saúde» de Dezembro e 2015)

Assado, guisado, frito ou panado, o polvo é muito apreciado e faz parte do catálogo natalício de várias regiões. Conheça-o melhor.

Este molusco de oito braços é pouco calórico, é rico em proteínas e tem pouca gordura, a maioria insaturada, o que é vantajoso para a saúde.

Um braço grande do polvo (100 gramas) fornece quase metade da quantidade diária recomendada de ácidos gordos do tipo ómega 3. Segundo a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, 250 miligramas destes ácidos por adulto ajudam a reduzir o risco de doença cardíaca.

Ao nível das vitaminas, destacam-se a B12 e a E e, nos minerais, o fósforo, o potássio e o zinco. Tem mais colesterol do que o peixe, mas menos do que o camarão, por exemplo. Contudo, a ingestão de colesterol alimentar influencia pouco o aumento desta substância no organismo. O mau colesterol está mais associado ao consumo de gordura saturada, comum na carne. Devido à sua textura, o polvo exige cuidados na preparação. A experiência diz que fica macio e suculento se for cozido congelado e com cebola, na panela de pressão (sem adicionar água), durante 20 minutos.

Sem comentários: