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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

sábado, 7 de fevereiro de 2015

BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE


Extracto do artigo «10 coisas que tem de saber sobre chocolate»

Eis dez factos sobre aquela que já foi “a bebida dos deuses, um remédio milagreiro e personagem de romances”:

1. Ponha o alarme: a melhor altura para se comer chocolate é às 11.00 e às 17.00, porque é quando o palato está limpo de substâncias. Isto significa que “conseguimos saborear melhor o chocolate e perceber os seus aromas”.

2. Por dia pode-se comer, em média, até 50 gramas de chocolate, desde que ele tenha pelo menos 70% de cacau. Isto equivale a metade de uma tablete.

3. Achou muito? É que, ao contrário do que se possa pensar, o chocolate não engorda. “O problema é quando as pessoas não comem chocolate bom. Quando isso acontece é sinal de que estão a comer chocolate com outras gorduras, ao invés de conter manteiga de cacau”, diz Odete. Deve-se comer chocolate com 60 a 75% de cacau para que o açúcar exerça a sua função, isto é, abrir as moléculas voláteis do cacau: “quando partimos o chocolate experimentamos aromas e esses aromas vêm, num sentido químico, com a ajuda do açúcar.” Se um chocolate não tiver açúcar, como acontece com as tabletes acima de 80% de cacau, não tem aromas. “Nós vivemos para os aromas e um bocadinho de açúcar não faz mal a ninguém.”

4. O chocolate provém da semente de cacau, dividida em substância escura (aquilo que dá cor ao chocolate) e em manteiga de cacau, posteriormente transformada em pasta de cacau que serve de base para os chocolates. Só se fala em chocolate quando há açúcar à mistura, mas a base continua a ter vários benefícios porque a semente de cacau tem diferentes minerais e um deles é o potássio, que equilibra o sal que ingerimos a mais. “Um bom chocolate terá uma boa quantidade de potássio, mas não convém comermos muito chocolate só porque comemos muito sal”.

5. Mas há mais benefícios: a semente de cacau é composta por polifenólicos, os chamados antioxidantes que têm propriedades antienvelhecimento.

6. Este é mais conhecido, mas não faz mal nenhum recordar:o chocolate é ativante e provoca felicidade. Odete conta que bebe uma caneca de cacau em pó há 20 anos, todos os dias de manhã, e não bebe nem café nem chá. Embora o cacau tenha uma mínima percentagem de cafeína, está munido de teobromina, a substância que estimula as hormonas que nos dão prazer.

7. Lembra-se da velha história de que os doces fazem mal aos dentes? Reveja essa matéria porque quando se come chocolate negro, a parte negra — o que proporciona a cor castanha ao chocolate — tem flúor que é ótimo para os dentes.

8. Leu bem, a parte negra. Se prefere chocolate branco, más notícias: uma tablete deste tipo tem, em média, 3 a 5% de manteiga de cacau, bastante menos do que o chocolate tradicional, razão pela qual Odete não o aconselha.

9. O chocolate varia consoante os terrenos e os países produtores que se encontram na faixa equatorial. Há diferentes sementes, muito à semelhança do que acontece com as castas. São três os principais tipos de cacau: Crioulo, Forasteiro e Trindário.

10. Ainda na mesma lógica dos vinhos, a semente de cacau ganha aromas consoante os países de onde é oriunda e tendo em conta os solos e a temperatura. Por esse motivo, é possível encontrar cacau mais ácido e outro mais floreado, como é o caso do que é proveniente do Madagáscar.

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