Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vegetarianismo é vantajoso para a saúde


Vegetarianismo promove melhor saúde cardiovascular
Jornal de Notícias. 31-01-2013.Publicado às 00.03

Os vegetarianos têm um risco 32 % inferior de sofrer de doença cardiovascular em relação aos que consomem carne e peixe, indica um estudo alargado realizado no Reino Unido e divulgado esta quarta-feira nos Estados Unidos.

"A maior parte da diferença no risco deve-se provavelmente aos efeitos do colesterol e da tensão arterial", geralmente mais elevados nos não vegetarianos, e "mostra o importante papel da alimentação na prevenção das doenças cardíacas", explicou a principal autora da investigação Francesca Crowe, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

O estudo, envolvendo perto de 45.000 voluntários entre os 50 e os 70 anos na Inglaterra e na Escócia, é o mais alargado efetuado no Reino Unido comparando a incidência das doenças cardiovasculares entre vegetarianos e não vegetarianos.

"Os resultados mostram claramente que o risco de doenças cardiovasculares é cerca de um terço mais baixo nos vegetarianos em comparação com os não vegetarianos", sublinhou o coautor do estudo Tim Key, diretor-adjunto da unidade de epidemiologia do cancro na Universidade de Oxford.

Os investigadores tiveram em conta diversos fatores para calcular o risco, como a idade, o consumo de tabaco e álcool, a atividade física, o nível de formação e o meio.

NOTA: leia também Couve - Benefícios para a Saúde

Imagem de arquivo

Sem comentários: