Páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Embolia pulmonar


Transcrição do blogue Sentir a vida:

 O actor e director Marcos Paulo morreu no dia 11.11.2012 aos 61 anos de idade, após ser acometido de uma embolia pulmonar. A doença que matou actor e director Marcos Paulo surgiu de repente. Segundo os médicos a embolia pulmonar é grave e mata muito rápido: A embolia acontece quando um coágulo entope a veia e obstrui a chegada do sangue ao pulmão – um fenómeno parecido com o que acontece nas artérias do coração, no infarto, ou do cérebro, no acidente vascular cerebral (AVC). É, portanto, um evento que surge de repente e pode ser fulminante.

O cirurgião vascular Francisco Osse, director do Centro Endovascular de São Paulo, explicou tudo… a “esmagadora maioria” dos casos de embolia tem origem em uma trombose nas pernas. “Trombose é a formação de um coágulo dentro de uma veia. É mais comum nas pernas, mas pode ser em qualquer lugar do corpo”, afirmou.

Atenção para estas Informações… Uma das causas da Embolia Pulmonar é a ‘Trombose do viajante’.

Uma origem comum para a formação dos coágulos são as longas viagens de avião, no que constitui a “trombose do viajante”. “Qualquer voo com mais de quatro horas aumenta em cinco vezes o risco de uma trombose em uma pessoa normal”, disse o cirurgião vascular. Isso acontece quando uma pessoa passa muito tempo sem andar – ou, principalmente, sem activar o músculo da panturrilha – a circulação da perna fica comprometida e o sangue tende a coagular.
Além disso, o ar seco do ar condicionado faz com que o organismo perca líquido e o sangue fique mais espesso, o que também aumenta a coagulação.
O avião reúne essas duas condições. No domingo, Marcos Paulo voou de Manaus para o Rio de Janeiro. Infelizmente, esta foi a causa da morte de Marcos Paulo.

Você viaja muito de avião? Cuidado.. Passou de quatro horas de vôo você tem que se movimentar!!!!

Mais uma Dica importante Para os Viajantes…Para evitar o problema, os médicos recomendam que os passageiros sempre procurem fazer caminhadas dentro do avião para exercitar a panturrilha e tentem usar meias elásticas.. Contra a desidratação, a dica é beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas.

Imagem de arquivo

2 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
Luís,
embolia ?
como sou hipocondríaco,
prefiro ser embolado,
olha,
não sou mais do que os outros...
srsrsr
,
abraço,
fica,
*

Celle disse...

LUIS, ESTA SUA COLEGA, SEGUNDO O SEU MÉDICO, JA TEVE TROMBOSE PULMONAR E EMBOLIA NA PANTURRILHA.
ISTO EM 2008, SEM SINTOMAS EVIDENTES. NADA QUE ME LEMBRE OU QUE ME LEVASSE A PROCURAR MÉDICO.
SEM PARAR MINHAS ATIVIDADES DIÁRIAS. ESTRANHO NÃO? MAS, PODE ACONTECER! FIQUEI UM ANO PROCURANDO CAUSAS E NÃO FORAM DEVIDAMENTE ESCLARECIDAS.ANUALMENTE FAÇO NOVOS EXAMES COM RESULTADOS NORMAIS. SIGO EM FRENTE MINHA VIDA SEM MAIORES PREOCUPAÇÕES. JÁ ACONTECEU!!!
PORTANTO, CUIDADO, FIQUEM ATENTOS!