Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Alimentação saudável em tempo de crise


Em tempo de crise económica com pouco poder de compra, é recomendável adoptar uma alimentação simples e nutritiva.

É essencial o consumo de sopa, produtos hortícolas, pescado congelado, ovos e fruta, devendo ser considerada a água como a principal bebida, a acompanhar as refeições e também fora delas.

As refeições principais devem começar por uma sopa de hortícolas a que se pode adicionar leguminosas (feijão, grão, ervilhas), carne ou peixe.

As pequenas refeições devem ter o pão, de preferência de mistura, como elemento principal o qual deve acompanhar o almoço ou o jantar. O pão de qualidade é "fonte importante de energia, vitaminas e fibra". Ao contrário das bolachas, croissants e outros produtos de pastelaria, o pão possui valores reduzidos ou nulos de gordura e açúcar, o que deveria fazer dele o alimento central das pequenas refeições ao longo do dia.

Não se deve esquecer ainda de incluir o leite e os laticínios no pequeno-almoço e no lanche.

Convém melhorar as capacidades culinárias e preparar refeições saborosas e nutricionalmente equilibradas porque isso dá bons resultados na saúde e na carteira.

Não deve deixar de se consumir fruta (levar quando se sai de casa) e, também, não deixar de fazer exercício físico (andar a pé), para uma melhor saúde.

Ver mais aqui

2 comentários:

Celle disse...

MEU CARO, SUAS DICAS SÃO DITADAS PELA SABEDORIA E BOM SENSO! SÃO DÍGNAS DE
SEREM LEVADAS A SERIO INDEPENDENTES DAS DIFICULDADES ECONÔMICAS EXISTENTES. SÃO VIÁVEIS E DEVERIAM SER ADOTADAS POR TODOS NÓS E EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIAS!
SEMPRE ENSINANDO A VIVER MELHOR!
BEIJOS
CELLE

A. João Soares disse...

Minha querida Amiga,

O link na parte final mostra a origem destas dicas. Se tive algum mérito foi o de não perder a oportunidade de aqui publicar. Enquanto o jornal desaparece rapidamente, as páginas deste blogue especializado estão sempre à disposição dos interessados, como fica demonstrado por comentários colocados em posts muito antigos.

Beijos
João