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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Como acelerar o metabolismo

Descubra aqui os 7 nutrientes que saciam e/ou aceleram o metabolismo humano
Por Isabel Barbosa ib.r@folhadeportugal.pt

Alimentos termogénicos são alimentos que, pelas suas propriedades nutricionais, vale mesmo a pena ingerir.

Já imaginou ingerir determinado tipo de alimento e este ainda ajudar a emagrecer? Pois é, parece magia, mas não é! Quem a vai ajudar nesta tarefa são os termogénicos, aqueles alimentos que fazem o organismo gastar mais energia para os digerir. Tenha-os no frigorífico ou na dispensa coma-os para emagrecer e/ou para controlar o peso. Mas não se engane, os termogénicos não fazem milagres sozinho. A dieta precisa ser balanceada, adequada em calorias e individualizada, porque o emagrecimento só ocorre quando se ingere menos calorias do que se gasta

1.Maçã

Os especialistas chamam-lhe a fruta milagrosa. O nome deve-se à pectina e ao seu elevado teor de fibras e de água que promovem um efeito altamente saciante. É uma das frutas que mais reduz o apetite.

2.Gengibre


O gengibre tem um efeito termogénico semelhante ao da cafeína. Este alimento tem a capacidade de acelerar o metabolismo graças às suas propriedades vasodilatadoras, que aumentam o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a temperatura corporal.

3.Limão

O limão contém, tal como a maçã, pectina, conhecido pelo seu efeito saciante. Mas o seu ingrediente estrela é a vitamina C que ajuda a produzir carnitina, um aminoácido que estimula o corpo a queimar gordura.

4.Iogurte

A ingestão de cálcio, presente no iogurte e noutros lacticínios, pode ter um efeito termogénico que aumenta o metabolismo basal, ajudando o corpo a queimar mais calorias.

5.Canela

Para além de ser rica em fibra e cálcio, a canela contém polifenóis que melhoram o metabolismo da glicose, a quantidade de açúcar no sangue.

6.Chocolate preto

Um estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine, da universidade da Califórnia, nos EUA, descobriu que o consumo regular de chocolate preto está associado a um menor índice de massa corporal.

7.Massa integral

A massa também pode acelerar o metabolismo, desde que tenha o cuidado de optar pela integral.

Imagem de arquivo

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