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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

domingo, 4 de novembro de 2012

É ANSIOSA E QUER SE CURAR?




                                 Quer vencer esse problema?

Quer se curar e aprender como agir para combater a ansiedade de forma eficaz?


A teoria psicológica ajuda a identificar os sintomas, porém muitas vezes é necessária a intervenção de um psicoterapeuta ou psiquiatra, para obter um controle adequado sobre a ansiedade. 
Veja algumas considerações: 


A raiz da ansiedade
Desde o nascimento, o ser humano é colocado face a face com as limitações de seus poderes. Essas limitações e vulnerabilidades fazem parte da própria condição humana e são as fontes universais de toda a ansiedade posterior. Exemplo: ao sentir fome ou sede, o bebê sente ansiedade até que seja satisfeito.


Ansiedade patológica
A ansiedade patológica é uma questão de quantidade, e não de qualidade. É um determinado grau de ansiedade que passa a ser evidenciado por sintomas de sensação dolorosa e desconfortável, como um mecanismo de alarme.



Saberá um pouco mais sobre o tema e como agir. 
A forma como cada pessoa sente os sintomas podem variar de intensidade e também mudar conforme o momento vivido. Algumas situações são gatilhos para o mal estar. E cada um vai ter seu próprio sinal de alerta. 
Têm pessoas que se sentem ansiosas perante uma prova, por exemplo. E quem tem o teste como um gatilho para o despertar desses sintomas só de ouvir falar que serão submetidas a uma avaliação sentem os sinais da ansiedade começarem a aparecer.
Normalmente essas reações estão diretamente ligadas a forma como cada um pensa, e organiza a própria vida.

SINTOMAS:
A ansiedade é um conjunto de reações mentais, como:
- desorganização do pensamento
- angustia e agitação
- preocupação
- dificuldade de memorização e foco de atenção
- insegurança
- dificuldade para manter a mente serena e calma
- medo

E também de reações físicas, tais como:
- tremor nas mãos, pernas e até mesmo no corpo todo
- respiração ofegante
- coração acelerado
- dor de barriga
- dificuldade de relaxar o corpo e tensão muscular
- frio na barriga

TRATAMENTO:
Você pode tratar sua ansiedade para melhorar sua qualidade de vida.
Viver bem é uma escolha individual.
O tratamento pode ser para eliminar um problema existente ou para quem quer ter melhores resultados em suas ações, afinal, quem sente ansiedade não consegue atingir suas metas com tranquilidade e bem estar. Quem se trata não é apenas quem sofre com o problema, mas quem entende que pode viver melhor ao se curar.

1) Medicamentos: em alguns casos os medicamentos são indicados para o sucesso do tratamento.

2) Exercícios físicos: praticar esportes, cuidar do corpo e bem estar físico é mais que necessário para a cura da ansiedade. Atividade física produz bem estar e relaxamento. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, pode ser indicado. Existem tantas outras atividades interessantes para o equilíbrio mental e físico. Busque conhecer as opções e seus próprios interesses.

3) Exercícios de respiração: respirar profundamente para tranquilizar o corpo e os pensamentos é algo muito útil para a cura da ansiedade. Diminua seu estresse diário ao relaxar com uma respiração lenta e inspiradora.

4) Relaxamento corporal:
relaxar o corpo através de massagem, água quente ou mesmo exercícios próprios é ideal para o bem estar e serenidade.

5) Hipnose: exercícios de hipnose podem ser muito bem indicados para quem quer combater a ansiedade, pois ajuda a realinhar a mente, seus pensamentos, suas crenças, etc.

Cuide de como você está hoje para poder ter bons resultados nos seus desejos. Nossas atitudes devem estar ligadas a realidade do nosso presente. Se você quer um futuro melhor, sem ansiedade, com menos estresse, cuide do que pode fazer agora para poder estar mais calmo e tranquilo o mais breve possível. O seu amanhã depende das ações que são feitas agora. Respire profundamente, relaxe seu corpo, foque sua atenção na sua serenidade, acalme-se e siga em frente! 


* Adriana de Araújo, psicóloga, estudou na Europa e EUA as técnicas que utiliza com seus clientes e alunos.
È palestrantes e escritora de 5 livros pela editora Universo dos Livros,  presta consultoria via Skype: http://www.desenvolvimentoexcelencia.com.br/





2 comentários:

A. João Soares disse...

Cara Amiga e colega Celle,

Felicito-a por mais uma boa colaboração neste nosso espaço de interesse público. Estes conselhos são muito úteis também para quem deseja ter uma vida normal, evitando situações de ansiedade e tratando-as logo que surjam os primeiros sintomas.

Obrigado
Beijo
João

Celle disse...

João, estou me tratando na medicina alternativa, com chás e alimentos naturais e refeições exclusivas(só frutas pela manhã)estou me desintoxicando e minha coluna está aprumada!melhorei muito!
Acredito e sempre fizemos uso, desde meus avós, da homeopatia e dos alimentos naturais.
beijos
celle