Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

Allho é benéfico para a saúde

Transcrição sugerida por e-mail do amigo Luís Coelho a qum agradeço a atenção.

ALHO É TUDO DE BOM

MAIS COMPROVAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE OS EFEITOS TERAPÊUTICOS DESTE ALIMENTO CHEIROSO

A ingestão diária de alho pode atuar como coadjuvante na vasodilatação, na hipertensão, no controle do colesterol e como preventivo do câncer do aparelho digestivo. É o que asseguram os médicos Hernani Pinto de Lemos Júnior e André Luis Alves de Lemos, da Unifesp, em análise na revista "Diagnóstico & Tratamento", da Associação Paulista de Medicina.

Os autores citam vários estudos. Entre eles, o da revista da Academia Nacional de Ciências do Estados Unidos, em que G. A. Benavides comprova a ação vasodilatadora de componentes presentes no alho. Igualmente relatam pesquisa realizada por Yara Severino de Queiróz na Faculdade de Saúde Pública da USP sobre a ação antioxidante do alho quando consumido cru, cozido ou frito.

Perdas de efeito

Neste ano Yara Queiróz defendeu tese de doutorado na FSP/USP no qual analisa o efeito do processamento do alho sobre seus compostos bioativos e se na cocção ou na fritura ocorre redução desses compostos. A pesquisadora constatou que o potencial antioxidante do alho é reduzido com seu processamento, porém é maior quando ele é submetido a fritura. Conclui que o alho cru ou cozido oferecem benefícios à saúde diminuindo a presença de gorduras no sangue e têm alto potencial antioxidante no plasma e no tecido hepático, como foi observado em hamsters com excesso de colesterol no sangue.

Ou seja, (...) a ciência mais uma vez está tirando o chapéu para a sabedoria popular (e milenar), que sempre identificou no alho excelentes poderes terapêuticos. Use bastante alho, especialmente cru ou cozido (e se não for namorar logo depois).

O texto acima encontra-se no Jornal Bem Estar, de Belo Horizonte, no. 13, de outubro de 2011, na seção Guia Saúde. Para contatos, o endereço eletrônico é bh@jornalbemestar.com.br

Minhas sugestões:

1. Ao preparar o arroz, frite-o bem e só ao final, quando for acrescentar a água, coloque o alho, para que não frite e perca suas qualidades;

2. Para minimizar o cheiro do alho no hálito, corte-o ao meio e retire aquele grelinho que fica no centro do dente antes de amassá-lo.

NOTA: Ver outros posts anteriores como, por exemplo: Benefícios do alho

2 comentários:

Angela Fonseca disse...

João Soares, mais um amigo em Portugal, esta linda terra irmã do Brasil. Estamos caminhando pela mesma estrada, preocupados em manter a saúde através da alimentação e partilhando informações com quem o desejar, através de nossos blogs. Muito bom encontrar um colega nesta jornada. Eu sou a maior beneficiada por tantos anos de pesquisa sobre o tema. Vamos, sim, trocar conhecimento e boa amizade. Um grande abraço. Angela
http://noticiasdacozinha.blogspot.com

A. João Soares disse...

Cara Ângela Fonseca,
Muito obrigado pelas suas palavras. Não disponho de tempo para visitar outros blogues, mas confesso que estou aberto a colocar estas páginas ao serviço de toda a colaboração útil que possa ser dada a esta intenção de ajudar as pessoas a ter saúde.
Beijo
AJS