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Quando era criança, na minha aldeia, ouvia com frequência a expressão dos mais simples objectivos das pessoas «haja pão e coza o forno». Realmente, havendo «saúde e alimentação», tudo acaba por ser resolvido. Decidi, por isso, guardar neste espaço, tudo o que estiver guardado nos blogs a que tenho acesso e o que venha a obter sobre este tema, com a convicção de que a saúde depende muito da alimentação e do estado de espírito. (A.João Soares)

sábado, 8 de outubro de 2016

REDUZIR O CONSUMO DE CALORIAS

Transcrição adaptada:

15 dicas para cortar o consumo de centenas de calorias todos os dias
25/07/2016

" o seu sumo: um copo de sumo de laranja contém 110 calorias, 23 gramas de açúcar e zero de fibra. Uma laranja tem apenas 62 calorias, 12 gramas de açúcar e três gramas de fibra, que não só faz com que o fluxo de açúcar na corrente sanguínea diminua como leva o corpo a absorver menos calorias.

Os sumos naturais que bebe ao longo do dia estão, provavelmente, a impedi-la de perder peso. As várias peças de fruta, vegetais, fontes de proteína – frutos secos ou iogurte grego –, sementes e superalimentos que junta para fazer as bebidas acabam por, no fim, representar centenas de calorias e muito açúcar que nem sempre a deixam totalmente saciada. Se consumisse todos estes alimentos na sua forma original, além de ficar mais satisfeita iria verificar que, em alguns casos, não conseguiria consumir todos eles.

“Uma forma fácil de entender isto é perguntar-se sobre o que o faria sentir-se mais cheio: 300 calorias de sumo de maçã (cerca de duas chávenas) ou 300 calorias de maçãs (cerca de quatro maçãs)”, explica Richard D. Mattes, director do Centro de Investigação do Comportamento Ingestivo na Universidade de Purdue, no estado de Indiana, nos EUA. Ou seja, consumir calorias da fruta na sua forma original protege o corpo do excesso de peso e doenças como a diabetes, enquanto os sumos fazem exactamente o contrário. Vela as 15 dicas para reduzir o consumo exagerado de calorias:

1. "Coma" o seu sumo: um copo de sumo de laranja contém 110 calorias, 23 gramas de açúcar e zero de fibra. Uma laranja tem apenas 62 calorias, 12 de açúcar e três gramas de fibra, que não só faz com que o fluxo de açúcar na corrente sanguínea diminua como leva o corpo a absorver menos calorias.

2. Faça lanches mais saudáveis: em vez de petiscar um pacote de batatas fritas entre as refeições, coma nozes. Também têm muitas calorias mas, ao contrário dos alimentos processados, ajudam-na a perder peso.

3. Prefira consumir os alimentos na sua forma natural: é melhor para a sua saúde. Um estudo japonês publicado no American Journal of Clinical Nutririon concluiu que quem come regularmente alimentos que exigem mastigar é significativamente mais magro do que quem transforma os alimentos para os comer.

4. Consuma álcool com moderação ou não o beba, de todo.

5. Não beba refrigerantes: metade dos norte-americanos obtém pelo menos 200 calorias por dia nos refrigerantes açucarados que bebe. Isto não só aumenta o risco de doenças como a diabetes como contribui para o aumento de peso e obesidade em crianças e adultos.

6. Cozinhe em casa: facilmente pode economizar algumas centenas de calorias por refeição e aumentar exponencialmente a qualidade nutricional da sua dieta. Os restaurantes não só servem porções maiores do que aquelas que normalmente come em casa como também servem refeições repletas de gorduras e açúcares ocultos que aumentam o teor de calorias.

7. Coma mais devagar: comer demasiado rápido não só é falta de educação (especialmente se estiver na companhia de outras pessoas), como também pode fazer com que consuma centenas de calorias extra durante todo o dia.

8. Durma oito horas por noite: se dormir pouco vai, provavelmente, consumir mais 300 calorias do que era suposto durante esse dia.

9. Faça exercício físico antes do pequeno-almoço: vai queimar mais gordura enquanto faz desporto e ao longo do dia.

10. Coma cogumelos: são bons substitutos da carne em pratos com massas, sopas e até sandes ou hambúrgueres.

11. Coma conscientemente: evite comer inadvertidamente enquanto está ao telefone ou a assistir a uma série ou filme. Pergunte-se por que razão está a comer. Se for apenas para não se sentir entediada, não o faça.

12. Sacie a sua sede antes de comer: pode evitar consumir cerca de 300 calorias e irá automaticamente obter a água de que precisa para se manter bem hidratada.

13. Coma grão: grãos como o amaranto, trigo de khorasan e a quinoa são ricos em fibra e proteína, o que faz com que se sinta cheia mais rapidamente.

14. Altere a forma como cozinha o arroz: pode manipular a quantidade de amido nos seus pratos de arroz com um simples truque de cozedura. Basta adicionar uma colher de chá de óleo de coco na água a ferver, acrescentar meia chávena de arroz, deixar ferver durante 25 minutos e, por fim, deixar refrigerar durante a noite (12 horas). Assim irá reduzir as calorias até 60%.

15. Coma mais ovos: num estudo publicado no International Journal of Obesity, investigadores da Universidade do Estado da Luisiana concluíram que os homens e mulheres que comeram dois ovos ao pequeno-almoço perderam 65% mais peso nos dois meses seguintes do que quem comia apenas pão, com o mesmo número de calorias.

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